Se costuma começar o dia com café ou chá saiba que essa não é a melhor opção, caso o seu objetivo seja o de ajudar a despertar.

"Beber cafeína logo após acordar pode interferir com o seu ciclo natural de cortisol. É como acelerar um motor que já está em 'overdrive'", explica a psicóloga e especialista em sono Leah Kaylor, citada pelo site Parade.

Se depende da cafeína para obter energia e concentração, há formas de a utilizar de forma mais eficaz.

Primeiro, importa perceber a forma como o café, o chá, as bebidas energéticas ou outras fontes de cafeína nos afetam de uma forma geral.

"A cafeína pode aumentar temporariamente o estado de alerta, ajudar na concentração e melhorar o humor. Também pode ajudar a aliviar a dor", explica Dustin Scheinost, professor assistente de radiologia e imagiologia biomédica, engenharia biomédica, estatística e ciência de dados na Yale School of Medicine.

"Por exemplo, alguns medicamentos de venda livre para a enxaqueca contêm uma combinação de analgésicos comuns (aspirina e acetaminofeno) e cafeína. Existem algumas provas de que o consumo moderado de cafeína está associado a um risco reduzido de doenças degenerativas do cérebro."

"A cafeína bloqueia a ação da molécula do sono, a adenosina, que promove a sonolência", diz Chelsie Rohrscheib, doutorada em neurociência, especialista em sono e responsável pela investigação do sono na Wesper.

"Também aumenta ligeiramente a nossa pressão arterial e os nossos níveis de cortisol, o que nos ajuda a sentirmo-nos energizados e concentrados. A cafeína também demonstrou ser rica em antioxidantes e estudos clínicos demonstraram que o consumo de cafeína é neuroprotetor e pode até oferecer melhorias modestas na longevidade."

Porém, devemos ter atenção. "A curto prazo, a cafeína dá-nos energia através da libertação de adrenalina, que aumenta o ritmo cardíaco e a pressão sanguínea, liberta as reservas de açúcar do nosso fígado e faz com que os nossos músculos e cérebro produzam mais energia para que o nosso corpo e cérebro funcionem de forma mais eficaz e eficiente", afirma a neurologista Ella Akkerman.

"No entanto, as elevações excessivas e crónicas do cortisol são potenciadoras de stress e prejudiciais para o nosso corpo e cérebro, e causam fadiga, aumentando a inflamação através da resposta ao stress, diminuem o limiar da dor, perturbam o sono, causam ansiedade e pioram a concentração e a memória."

O truque que os especialistas afirmam que pode ajudar a aumentar a concentração e a energia

Embora a maioria das pessoas beba café poucos minutos depois de acordar, pode ser melhor esperar um pouco mais.

"Há duas alturas em que a cafeína é benéfica e ambas dependem do fluxo natural do seu ritmo circadiano. Embora a maioria das pessoas prefira consumir cafeína ao acordar, a investigação clínica demonstrou que o consumo de cafeína entre o meio e o final da manhã é mais benéfico", afirma Rohrscheib à mesma publicação.

"Isto deve-se a um declínio natural dos níveis de cortisol por esta altura, que pode levar a sonolência e a baixos níveis de energia."

"A maioria das pessoas acorda com um pico natural de cortisol, uma hormona que nos ajuda a sentir alerta e regula a nossa energia. Este pico, conhecido como Cortisol Awakening Response (CAR), normalmente atinge o seu máximo cerca de 30 a 45 minutos depois de acordar. Se consumir cafeína durante esta janela, o seu corpo já está a produzir o seu próprio 'café natural' e adicionar mais estímulos pode ser redundante ou mesmo contraproducente", acrescenta Maniscalco.

"Em vez disso, a investigação e a opinião dos especialistas sugerem que se espere cerca de 90 a 120 minutos depois de acordar. Para alguém que se levanta por volta das 7 horas, isso significa tomar o primeiro café por volta das 9h30, quando os níveis de cortisol estão a diminuir naturalmente e a cafeína tem um efeito mais notório."

O segundo momento é, idealmente, após o almoço. "A segunda melhor altura para consumir cafeína é entre o início e o meio da tarde, aproximadamente entre as 13 e as 15 horas. Isto ajuda a reduzir a queda normal a meio da tarde que ocorre quando o nosso ritmo circadiano nos pressiona a descansar. Consumir cafeína nesta janela de tempo dá-nos frequentemente a energia e o estado de alerta para passar o resto do dia sem afetar o nosso sono mais tarde", sugere Rohrscheib.