
O chá de curcuma tem "poder anti-inflamatório protetor contra doenças cardíacas e autoimunes", afirma a nutricionista Jessica Basilio Pinke ao jornal Metrópoles, no âmbito da rubrica 'Claudia Meireles', sublinhando ainda que, além dos benefícios "digestivos e sistémicos", a bebida reforça o sistema imunitário.
A especialista aponta que este chá é rico em curcumina, uma substância "responsável por reduzir no metabolismo a produção de fatores radicais desencadeantes da inflamação e da dor em diversas doenças".
Refere também que o chá de curcuma tem demonstrado ter um efeito protetor sobre o cérebro. "Há evidências científicas que demonstraram resultados positivos na suplementação da curcumina na neuroproteção, modulação da neuroinflamação, aumento da ação de neurotransmissores e atividade antioxidante." Jessica Basilio Pinke afirma que "estas descobertas estão a ser aplicadas em doenças como depressão e ansiedade".
Leia Também: Fruta popular por cá dá mais energia do que o café (diz nutricionista!)
Segundo a nutricionista, a bebida pode ser feita com a raiz ralada ou uma colher de sobremesa de curcuma em pó. Aqueça a água e adicione a curcuma, deixando ferver durante 10 minutos. Depois, coa o chá.
Apesar dos benefícios associados ao consumo da bebida, o chá de curcuma é de evitar para gestantes, lactantes, alérgicos aos componentes, pessoas com problemas gastrointestinais e complicações cardíacas.
Leia Também: A verdade por detrás de um dos peixes mais consumidos (incluindo por cá)