O CES, evento anual em Las Vegas conhecido por apresentar os mais recentes avanços em inteligência artificial e tecnologias inovadoras, também deu espaço ao motociclismo este ano, com o lançamento de produtos que prometem transformar a experiência dos motociclistas. Entre os destaques estiveram capacetes inteligentes e sistemas de radar acopláveis, criados para aumentar a segurança e o conforto dos condutores.

Capacetes inteligentes com tecnologia de ponta

A Intelligent Cranium Helmets revelou no CES a versão de produção da sua linha iC-R de capacetes inteligentes, resultado de quase uma década de desenvolvimento. O modelo topo de gama, iC-Rs+ Sport Plus Edition, impressiona com um conjunto avançado de funcionalidades. Este capacete inclui uma câmara frontal HD 1080p, que funciona como uma dashcam, e duas câmaras traseiras que monitorizam o tráfego. As imagens captadas pelas câmaras traseiras são combinadas para criar uma visão de 240 graus, projetada num ecrã de realidade aumentada (HUD) dentro do capacete.

Adicionalmente, o capacete oferece um visor fotocromático que ajusta automaticamente entre transparente e escurecido conforme a luminosidade, sensores de proximidade, e um sistema de controlo por voz. Uma funcionalidade de deteção de acidentes pode contactar automaticamente os serviços de emergência se o capacete detetar um impacto.

Para quem procura versões mais acessíveis, a linha iC-R oferece modelos simplificados:

  • O iC-Rs Sport Edition (1.675 dólares) mantém o HUD e reduz o armazenamento para 256GB, eliminando o visor fotocromático.
  • O iC-R Rider Edition (1.165 dólares) abdica da câmara frontal, mas mantém as traseiras e reduz o armazenamento para 128GB.
  • O iC-Re Economy Edition (650 dólares) elimina as câmaras traseiras, mantendo o HUD básico.

Todos os capacetes são certificados pelas normas ECE 22.06 e DOT, e aguardam a aprovação SNELL, garantindo os mais altos padrões de segurança.

O Radar zūmo R1 inclui os indicadores do guiador e a unidade de radar que se liga à traseira da moto / O sistema também pode ser utilizado em conjunto com o sistema de navegação zūmo XT2 da Garmin.

Garmin introduz sistema de radar para motociclistas

A Garmin apresentou o zūmo R1 Radar, um sistema de radar de ponto cego adaptável a qualquer motociclo, com um preço base de 599,99 dólares. Este radar, que se fixa na traseira da moto próximo da matrícula, é ligado a dois indicadores luminosos instalados no guiador, que mudam de cor (verde, âmbar ou vermelho) para sinalizar a presença e a proximidade de veículos nos ângulos mortos.

Quando emparelhado com o XT2, o ecrã da unidade de navegação mostra uma visão visual das ameaças por trás e, em alternativa, o radar zūmo R1 pode ser emparelhado com um smartphone para obter os mesmos recursos visuais.

O sistema pode ser integrado com smartphones via Bluetooth, utilizando a aplicação zūmo Radar para mostrar uma representação visual dos veículos atrás, acompanhada de um código de cores para indicar o nível de ameaça. Para quem já utiliza o sistema de navegação Garmin zūmo XT2, é possível combiná-lo com o radar, formando um kit completo por 1.200 dólares. Com auscultadores Bluetooth compatíveis, o sistema emite ainda alertas sonoros de aproximação de veículos.

Tecnologia a revolucionar a segurança no motociclismo

As inovações apresentadas no CES mostram como a tecnologia pode melhorar significativamente a segurança e o conforto dos motociclistas. Desde os capacetes inteligentes com câmaras integradas e ecrãs HUD até aos radares de ponto cego adaptáveis, o futuro das duas rodas promete ser mais tecnológico e seguro do que nunca.

Capacete com câmara frontal e traseira

Source: Cycleworld