A MV Agusta vai completar no próximo ano o seu 80.º aniversário, e a efeméride vai ser amplamente comemorada pelo popular construtor com a Ottantesimo Collection – incluindo um logótipo redesenhado.

A coleção é composta por seis modelos comemorativos de edição limitada a 500 unidades cada, com identificação a laser «1 di 500» no grampo triplo ou na placa de proteção do motor e certificado de autenticidade.

Gama 800cc três cilindros Ottantesimo

Há três motos com motores de três cilindros e 800 centímetros cúbicos nesta série: a Brutale RR Ottantesimo, a Dragster RR Ottantesimo, a F3 RR Ottantesimo e a Superveloce S Ottantesimo.

Todas surgem com uma plataforma inercial de seis eixos, que gere os quatro modos de condução (Rain, Sport, Race e Custom personalizável pelo condutor em diversos parâmetros). O controlo de tração tem oito níveis de ajuste (dois de Chuva, três de Estrada e três de Pista).

Há sistema ABS nos modos Sport e Race e com função Cornering. A bordo, o condutor encontra um ecrã TFT de 5,5 polegadas, com conectividade com smartphone através da app MV Ride. Este permite aceder também à navegação curva-a-curva.

Entre as outras características eletrónicas, há controlo de velocidade de cruzeiro, controlo de arranque e controlo do levantamento da dianteira, assim como quick-shifter da MV Agusta e uma nova embraiagem deslizante – exceto no caso da Dragster RR Ottantesimo, que mantém a embraiagem SCS.

  • Brutale RR Ottantesimo

Representa o legado do construtor, com design inconfundível e cores icónicas: vermelho Rosso Ago e prateado Argento Ago, com gráficos dedicados e o logótipo Heritage.

  • Dragster RR Ottantesimo

Esta é uma dragster com estilo agressivo e com a embraiagem SCS que a distingue. Está disponível numa decoração preto metálico Metallic Carbon Black e em Argento Ago, com o logótipo Heritage em dourado.

  • F3 RR Ottantesimo

A supersport desta gama tem altos desempenhos e tecnologia, mas também elegância com a combinação de cores Argento Ago e Rosso Ago, carenagem aerodinâmica em fibra de carbono e um kit especial de escape Akrapovic que aumenta a potência para 155 cv. O silenciador é em fibra de carbono e há cobertura para o assento do passageiro.

  • Superveloce S Ottantesimo

Como modelo topo de gama, a Superveloce sempre representou elegância e exclusividade. A edição Ottantesimo não é diferente. Apresenta um design neo-retro, combinando as cores vermelho Fire Red e prateado acetinado Satin Intense Silver. O assento é estofado em Alcantara e há as novas jantes Millerighe. A moto tem um escape Arrow que aumenta a potência para 153 cv e uma cobertura do assento do passageiro.

Gama 1.000cc quatro cilindros Ottantesimo

As prestações mais altas desta série dos 80 anos da MV Agusta é encontrada nos dois modelos com motor quatro cilindros de 1.000 centímetros cúbicos. Este foi especialmente melhorado, com uma nova ECU que permitiu ter novos mapas, melhorar a sensibilidade do acelerador e facilitar o controlo da moto.

Cumpridor das normas de emissões Euro 5+, o motor debita 201 cv de potência e 116 Nm de binário, tendo melhor resposta a rotações mais baixas nesta versão atualizada. O escape de quatro saídas foi desenvolvido em parceria com a Arrow. Há uma embraiagem deslizante de dez discos nova, mais robusta, eficaz e fácil de gerir.

O condutor dispõe de quatro modos de condução: Rain, Sport, Race e Custom personalizável. O acelerador tem sistema ride-by-wire.

  • Brutale 1000 Ottantesimo

Esta moto tem uma ergonomia menos rígida e intimidatória, sendo mais vocacionada a condutores que queiram alternar entre estilos de condução desportivos e relaxados. A decoração foi atualizada, com as cores Rosso Ago, Argento Ago e dourado no logótipo Heritage.

  • Brutale 1000 RR Ottantesimo

A hyper-naked 1000 RR Ottantesimo tem um novo conjunto de suspensões eletrónicas Öhlins Smart EC 3.0, que processa as diversas informações da plataforma inercial, ECU e ABS e assegura sempre o apoio ideal. A moto está disponível em Fire Red e prateado mate Ago Matte Silver. A fibra de carbono está exposta em várias partes da moto, o que sublinha a agressividade do design.