Uma das scooters mais populares da Honda é a PCX125, que chega a 2025 de cara lavada – técnica e esteticamente, sendo também mais amiga do ambiente para além de ter uma nova versão DX.

Este motociclo surge com um motor eSP+ monocilíndrico de 125 centímetros cúbicos de cilindrada, que debita 9,2 kW de potência às 8.750 rotações por minuto e 11,7 Nm de binário. A nova programação da ECU, o sistema de escape redesenhado com catalisador numa posição diferente e o sensor 02 garantem o cumprimento das normas de emissões Euro 5+. A tecnologia Idling Stop de paragem do motor ao ralenti continua presente, 14 anos depois da sua estreia. A caixa é automática CVT.

O quadro é em tubos de aço, resistente e leve, com uma forquilha telescópica à frente e dois amortecedores traseiros a garantirem o sistema de suspensões. Já ao nível de travagem, encontra-se um disco e pinça de dois êmbolos à frente, enquanto atrás o tambor da geração anterior da PCX125 é substituído por um disco e pinça de um êmbolo. Há ABS de um canal.

A versão DX tem diferenças ao nível da suspensão traseira: dois amortecedores, com reservatório à distância. Também o peso muda ligeiramente: 133 kg na PCX125 e 134 kg na PCX125 DX.

As jantes medem 14 polegadas à frente e 13 polegadas atrás, e o ângulo de inclinação desta scooter foi ligeiramente alterado para 26,5º.

O condutor dispõe de sistema de controlo de tração variável (HSTC), que aumenta a segurança e confiança em condições de chuva. Esta moto, muito vocacionada ao uso citadino, dispõe de um guiador largo e uma pega traseira para um apoio ideal do passageiro.

Há sistema Smart Key, um espaço de armazenamento com 30,4 litros de capacidade abaixo do assento e tomada USB-C no porta-luvas. A iluminação é integralmente em LED, com um farol evoluído, em forma de V.

Para o fim, deixámos o painel de instrumentos, que é diferente entre cada uma das variantes. No modelo de base, há um ecrã LCD no qual são exibidas as informações importantes. Mas a DX vai mais longe.

A versão mais apetrechada usa o novo ecrã TFT a cores de cinco polegadas, com visibilidade otimizada e conectividade com smartphones iOS e Android através da app Honda RoadSync. Um interruptor de quatro vias simples, retroiluminado, no punho esquerdo permite aceder à navegação no ecrã. O condutor pode ainda fazer chamadas e ouvir música, caso use um conjunto Bluetooth de auscultadores e microfones no capacete.

Há quatro opções de decoração para a PCX125 de 2025: o Preto Metalizado Mate Galaxy; e os novos Cinzento Metalizado Mate Dim, Branco Pérola Snowflake, e Azul Pérola Dark Ash.