
Há mais de 20 anos que a Ducati proporciona a possibilidade de aprimorarem a sua condução num dos seus modelos, e volta a fazê-lo. A Ducati Riding Experience está de volta em 2025.
Há quatro cursos/experiências diferentes: Track Warm Up, Porsche & Ducati Experience, Racetrack e Adventure. Todos têm motos da frota fornecida pela Ducati, aluguer de vestuário e um serviço personalizado de fotografia e vídeo.
O programa Racetrack tem seis cursos para diferentes níveis de habilidade e desempenho, sendo coordenado por Dario Marchetti. As motos disponíveis são a Panigale V2 S e a Panigale V4 S, duas das super desportivas mais apelativas do mercado. Os programas realizam-se em circuitos do MotoGP e do Mundial de Superbike.
Já a Riding Academy Track Warm Up, com a nova Panigale V2 na frota, é igualmente realizada em pista, introduzindo os participantes ao essencial e às técnicas de condução de modo a melhorarem habilidades, aumentarem a sensação de segurança e encontrarem em pista as trajetórias e estilo de condução ideais.
Se prefere condução em estrada ou o off-road, há a Adventure Academy, um programa de dois dias: no primeiro, há exercícios técnicos e no segundo há um passeio no qual será possível aplicar as aprendizagens, sob orientação de instrutores experientes. São usadas a nova Multistrada V4 S, mas também a V4 Rally, a DesertX e a DesertX Rally.
Há ainda a iniciativa conjunta com a Porsche – a Porsche & Ducati Experience. Dividida em três níveis de experiência, permite aos participantes conduzirem carros da Porsche (911 Carrera S/4S, 718 Boxster GTS 4.0/Cayman GTS 4.0, Cayenne/Cayenne Coupè e motos da Ducati no mesmo dia, no Porsche Experience Centre Franciacorta em Itália. A gama de motos disponíveis é variada: Diavel, DesertX, Hpermotard, Monster, Multistrada, Scrambler, Streetfighter e Supersport.