A CFMoto poderá estar a preparar-se para lançar uma nova maxi scooter equipada com uma transmissão continuamente variável (CVT). Pelo menos, é isso que sugere uma recente patente registada pela marca chinesa, que revela um motor bicilíndrico paralelo acoplado a uma CVT.

O registo desta patente levanta questões interessantes sobre o futuro desta tecnologia dentro da gama da CFMoto. As transmissões semi-automáticas e automáticas estão a ganhar cada vez mais espaço no mundo das duas rodas, como demonstram as recentes inovações da Honda com a sua E-Clutch, da Yamaha com a Y-AMT e da KTM com a AMT. Contudo, todas estas soluções permitem que o condutor altere manualmente as mudanças através de comandos eletrónicos, algo que não acontece com uma CVT.

Embora seja possível que a CFMoto esteja a planear uma moto com CVT, a verdade é que esta tecnologia tem tido um histórico pouco impressionante em motos tradicionais. Em contrapartida, os motores bicilíndricos de grande porte combinados com uma CVT são a receita ideal para maxi scooters, um segmento que está em ascensão e no qual a CFMoto ainda não tem representação.

Atualmente, marcas como a Yamaha e a Honda dominam o segmento das maxi scooters premium com modelos como a TMAX Tech Max e a X-ADV. Assim, faria sentido para a CFMoto lançar uma opção mais acessível para competir com estas referências, oferecendo um modelo com uma excelente relação qualidade-preço.

Caso a CFMoto decida avançar com uma moto equipada com CVT, entraria num nicho de mercado que historicamente não teve grande sucesso. No entanto, se a aposta for numa maxi scooter, a marca poderá encontrar uma oportunidade para se destacar num segmento onde os preços tendem a ser elevados.

Independentemente da direção que a CFMoto tomar, uma coisa é certa: o mercado das duas rodas está a mudar, e a busca por transmissões mais acessíveis e fáceis de utilizar está a ganhar força. Resta agora esperar para ver como a marca chinesa pretende posicionar este novo motor e transmissão no seu portfólio.

Source: Rideapart