Desde o final de abril que vários restaurantes passaram a ter caracóis no menu. É um dos petiscos da época. Pelo menos até ao final de agosto poderá prová-los. Será que é um prato saudável ou existem calorias escondidas que pode não estar a ver?

Em entrevista ao Lifestyle ao Minuto, no âmbito da rubrica Alimento do Mês, a nutricionista Ágata Roquette começou por revelar que o caracol em si é um alimento que pode trazer vários benefícios.

Leia Também: Os alimentos que uma dietista nunca dá aos filhos. Vai ficar surpreendido

"São ricos em proteína, baixos em gordura e pobres em hidratos de carbono. São caloricamente interessantes e ainda ricos em fósforo e magnésio." Revelou que 100 gramas podem conter ente 85 e 90 calorias.

Podem ser comparados às ostras ou ao lingueirão. Um dos grandes problemas no caso deste petisco é mesmo a forma como é preparado. A utilização de muito azeite, por exemplo, pode fazer com que fique um petisco bastante calórico.

"O azeite tem aproximadamente 90 por colher de sopa." Por outro lado, estão outros acompanhamentos que costuma juntar a esta refeição, como é o caso do pão ou da cerveja.

"Depende da quantidade de pão e cerveja. Se for só uma fatia de pão e uma imperial não haverá grande problema. Nesse caso, poderá apenas haver um acréscimo de 150 a 200 calorias por dose de petisco."

Outros dos conselhos que dá para evitar uma refeição muito calórica é evitar muito molho, ou mesmo "sacudir", mas também preparar os caracóis em casa.

Se forem feitos em casa, é possível controlar a quantidade de gordura usada e apostar mais nos temperos. O melhor é sempre fazê-los em casa. É sempre difícil perceber o que foi feito na cozinha do restaurante.”

Leia Também: Corte nestes seis alimentos inflamatórios. Aumentam a gordura visceral