No dia anterior à véspera de Natal, nesta segunda-feira, 23 de dezembro, Rita Ferro Rodrigues recorreu à sua conta de Instagram para deixar um desabafo acerca do simbolismo que envolve esta quadra festiva e que, na verdade, tem por detrás a narrativa bíblica cristã-

Tornando públicas fotografias do seu presépio, a apresentadora começou por deixar claro que não é "católica" nem "batizada", porém na sua casa e "nas casas dos Natais" da sua infância "sempre existiu um presépio e uma vela a iluminá-lo".

"Uma representação da família, de todas as famílias, de todos os credos e cores, de todas as culturas, uma família que pode ter um pai e uma mãe, duas mães, dois pais, e pode ter muitas ausências dolorosas. Uma família que ao contrário da minha, pode ser apenas uma pessoa só, uma pessoa em profunda solidão e sofrimento", escreveu sobre o seu entendimento acerca do simbolismo do presépio.

Rita Ferro Rodrigues mostra Rúben Vieira em jantar de Natal de família


Mas Rita Ferro Rodrigues não se ficou por aí e fez questão de avançar com uma analogia entre Jesus, a grande figura da Bíblia e o que pensaria em relação a várias questões cruciais levantadas em todo o mundo nos últimos tempos.

" Neste Natal ando a tentar contrariar a tristeza de constatar que tanta gente que estudou a palavra de Jesus se esqueceu que também ele foi refugiado e migrante, procurou uma vida melhor, protegeu os marginalizados, os mais pobres, abraçou os desprotegidos ", desabafou.

"O que diria Jesus daqueles que defendem 'fechar fronteiras' a quem procura fugir da guerra e da tragédia? O que diria Jesus de quem diz a outro ser humano 'volta para a tua terra', indiferente ao drama que o fez fugir de casa de lágrimas nos olhos? Ou mesmo partindo do princípio que esta terra não é dele, apenas porque a sua cor de pele não agrada?", lançou as questões a apresentadora.

"O que diria Jesus de quem quer bloquear o acesso a cuidados de saúde aos mais desprotegidos? A quem não se importa que um irmão morra sem acesso a um médico? O que diria Jesus de tantos que se benzem perante a sua imagem mas são capazes de pontapear o ser humano mais frágil, ali mesmo a seu lado? O que diria Jesus desse ódio desavergonhado contra o próximo - que ele , Jesus, via como absolutamente igual a si?", continuou Rita Ferro Rodrigues.

Rita Ferro Rodrigues faz 'desabafo' após retrospetiva do ano: "Em 2025 posso ser só feliz?"


Recorrendo a mais um episódio bíblico, a comunicadora mostrou-se também intrigada. "Perdoa-lhes pai que eles não sabem o que fazem? Sabem, sabem. Sabem eles e sabem quem os apoia. Se Jesus é amor, deve andar muito zangado com o que observa por estes dias pelo mundo", pode ainda ler-se.

Sobre as palavras de Rita Ferro Rodrigues, ainda foi deixada a certeza de que a sua vela "continuará acesa [...] por todos os que sofrem, acreditando — mesmo no meio da tristeza — que o amor e a bondade vencerão". "Não fechem os vossos coração, por favor", pediu também a apresentadora. "Não se deixem contaminar pelo ódio. Resistam e sejam a voz de quem não tem", concluiu, desejando um "feliz Natal" a todos os seus fãs e seguidores.

Veja a partilha abaixo: