
Pinto da Costa era um homem prático… e de hábitos: um deles era comer o seu prato favorito uma vez por mês. Surpreenda-se: arroz de galo… com ovo estrelado!
A receita foi apurada pelo chef Marco Gomes, no seu espaço Oficina. Hoje em dia, o arroz de galo à moda de Pinto da Costa faz parte mesmo da carta.
À Nit, em 2023, o chef confessou: “Ele é o primeiro a dizer que é dos pratos preferidos dele e foi aí que disse ‘então vai ficar [arroz de] galo à Pinto da Costa’”.
O SEGREDO
O galo deve ter, pelo menos, um ano e depois é estufado e desfiado. De seguida, no tacho, o arroz é confecionado no próprio caldo onde o galo cozinhou. Já desfiado, é acrescentado ao arroz e vai depois ao forno numa terrina. A grande paixão de Pinto da Costa era ser colocado um ovo estrelado em cima do arroz.
“Isto porque ele não consegue comer aquele arroz se não tiver o ovo estrelado à parte. Servimos o arroz, chega o empregado de mesa com uma travessa de ovos estrelados e colocamos em cima do arroz, em cada prato”, revelou Marco Gomes. “Não é arroz de galo à Pinto da Costa se não tiver o ovo estrelado. Aliás, ele nunca comeu o arroz de galo sem o ovo estrelado, em altura nenhuma”, acrescentou.
“Venho cá para comer o arroz, não é para comer mais nada”, dizia o antigo presidente do FCP, recorda por fim o chef.