
Núria Madruga regressou aos palcos com a comédia Jantar de Idiotas, onde interpreta Cristina, uma escritora sensível. “Está a ser uma delícia, está a ser muito bom. Eu adoro comédias e esta tem sido uma bela descoberta”, diz, em exclusivo, à TV 7 Dias. A atriz destaca o contraste da sua personagem. “A minha personagem é assim um bocadinho mais séria, faz o contraponto depois das outras personagens. É a Cristina, é casada com o editor, personagem do Ângelo Rodrigues, e não está numa boa fase do casamento, porque ela não gosta desta organização de jantares idiotas que ele faz.”
Núria Madruga recorda que quando engravidou do filho Vicente estava a fazer outra peça, o Boeing Boeing e sentia falta do palco. “Tinha muitas saudades. Quando engravidei do Vicente, também estava com uma peça e sentia mesmo falta de voltar. Tinha saudades do palco e dessas emoções”, partilha. A atriz explica ainda como consegue conciliar a vida familiar com o teatro, mesmo sendo à noite. “Consigo estar com eles durante o dia, agilizar os horários da escola, e para mim é mais tranquilo o teatro e, vou confessar, o que eu tinha mais saudades de fazer era mesmo teatro.”
Sobre um possível regresso às novelas, Núria mantém-se aberta, mas realista. “Depende também da personagem, depois de tanto tempo, eu acho que tinha que ser uma coisa que também me puxasse pelo desafio da personagem. Tinha que ver bem também em termos de tempo. Ou seja, tinha que ser uma coisa bem pensada, mas estou muito bem assim”, garante.
A atriz fala com clareza sobre as suas prioridades, revelando que a família é o seu porto seguro. “Eu acho que a vida mostrou-me mesmo que às vezes temos de parar, que há outras coisas mais importantes, e que a nossa família está acima de tudo. Por isso, se der para encaixar a parte profissional, que eu amo e faz muita falta, perfeito. Se não der, obviamente que a minha família está sempre em primeiro lugar.”
Com uma família numerosa, com quatro filhos, a logística das férias também é um desafio, mas Núria afirma que “férias têm que ser em família” mesmo que “voltemos sempre um bocadinho mais cansados do que fomos”. Quanto à maternidade, partilha a sua felicidade e gratidão por ser mãe de quatro rapazes. “Eu sempre quis ser mãe e adoro cada vez mais ser mãe de rapazes. Acho que foi mesmo uma bênção ser mãe destes quatro miúdos, porque eles são espetaculares e têm-me ensinado muita coisa”, afirma. Núria Madruga fala com orgulho das diferentes idades dos filhos e das fases que vivem. “Estão todos em fases diferentes e é giro acompanhar os desafios que eles vão tendo. Os mais velhos já me acompanham em eventos”, adianta.
Texto: Neuza Silva (neuza.silva@impala.pt); Fotos: DR e redes sociais