Foi a 17 de abril deste ano, 2025, que Portugal teve conhecimento da morte de Nuno Guerreiro. A perda irreparável para o mundo da música portuguesa - que resultou de uma septicemia, uma infeção generalizada - apanhou 'tudo e todos' desprevenidos e as homenagens naturalmente multiplicaram-se.

As redes sociais encheram-se de palavras de amor e carinho pelo vocalista da banda Ala dos Namorados e o seu 'último adeus', que aconteceu em Loulé, de onde é natural, ficou marcado pela emoção.

Desde esta fatalidade já se passaram três meses, mas nem por isso Nuno Guerreiro é esquecido. A Câmara Municipal de Loulé decidiu prestar um tributo ao artista já no final do mês de julho.

"A 30 de julho, pelas 21h00, o Monumento ao Engª Duarte Pacheco, em Loulé, vai ser palco de uma homenagem a uma das maiores vozes de todos os tempos da música portuguesa – o louletano Nuno Guerreiro, falecido no passado mês de abril", escreveram no Facebook, tal como se pode verificar abaixo.

A iniciativa, de "entrada gratuita", contará com as atuações de vários cantores, incluindo as de João Gil e Dino D'Santiago, que reagiram à morte de Nuno Guerreiro com emotivas partilhas nas suas contas de Instagram.