O país e o mundo acordou esta quinta-feira, dia 3 de julho, com a notícia que Diogo Jota morreu aos 28 anos. O jovem morreu após um acidente de viação em Espanha. O internacional português estava acompanhado pelo irmão, André Silva, que também não resistiu à fatalidade. A informação foi avançada pelo jornal espanhol A Marca.

Leia ainda: Diogo Jota tinha casado há 11 dias! A arrepiante publicação que fez antes da fatalidade

Durante a sua carreira profissional, que começou em 2014 no Paços de Ferreira e terminou este ano no Liverpool – onde jogava desde 2020 – , passando pela seleção nacional, Diogo Jota acumulou mais de 400 jogos, marcando mais de 150 golos.

O jovem teve a sua primeira convocação para a equipa sub-21 em novembro de 2015, ainda com 18 anos. Já menos de cinco anos depois, em março de 2019, Jota foi convocado pela primeira vez para a equipa principal, antes dos jogos de abertura das eliminatórias da UEFA Euro 2020. O seu primeiro golo internacional foi marcado a 5 de setembro de 2020 numa vitória por 4–1 contra a Croácia na UEFA Nations League.

No mesmo ano, foi contratado pelo Liverpool em setembro, por 45 milhões de libras, cerca de 52 milhões de euros. Embora tenha começado como reserva na nova equipa, não demorou muito até assumir a titularidade no lugar do brasileiro Roberto Firmino.

A 11 de setembro de 2023, o jovem marcou dois golos na grande vitória de Portugal contra Luxemburgo, 9–0, nas qualificatórias do UEFA Euro 2024, fazendo dessa a sua maior vitória internacional. Diogo Jota fez também parte da equipa campeã da Liga das Nações em 2019 e em 2025.

Veja também: Diogo Jota: Luto! Morreu o jogador da seleção nacional e estrela do Liverpool

Texto: Rita Velha Fotos: Redes sociais