A educação dos três filhos é, claramente, motivo de atenção e também preocupação para William e Kate Middleton. Apesar do importante seio em que se encontram inseridos, os príncipes de Gales continuam a tentar que as crianças - George, Charlotte, e Louis - tenham um crescimento o mais normal possível.

Ainda assim, e de acordo com Robert Hardman, escritor e especialista real, em entrevista à revista 'People', há uma preocupação presente para os dois, e está relacionada com Charlotte, a filha do meio, que recentemente completou 10 anos de idade.

E isso, precisamente, por ser a segunda filha do casal, em três. Algo que a faz ocupar uma 'posição delicada' já que, no futuro, não estará diretamente na linha de sucessão ao trono, mas terá responsabilidades especificas para si. Uma situação que, em parte, faz lembrar o caminho traçado pelo príncipe Harry, irmão de William... e que terminou com este a renunciar às suas obrigações reais.

10 anos! Veja como cresceu a princesa Charlotte


Em causa está também tudo aquilo que o duque de Sussex escreveu no livro 'A Sombra', que se revelou como um 'pesadelo' para a monarquia britânica, dadas as várias revelações feitas pelo próprio.

As atenções sobre Charlotte são motivadas, precisamente, para que uma situação similar não volte a acontecer.

"A falecida rainha Isabel II sempre teve consciência do papel extraordinário e desafiante que é estar no segundo lugar", começou por dizer o biógrafo real, à publicação já citada. "Era por isso que tinha uma atenção especial com a [irmã] Margarida, pelo [filho] André e por Harry. Ela percebia que estar em segundo lugar numa hierarquia e instituição familiar tão restritas tem os seus desafios".

Segundo Robert Hardman, no seio da realeza "toda a gente continua a ter consciência disso", e tal será uma situação não ignorada pelos príncipes de Gales.

A 'People' recorda também que Charlotte fez história desde cedo, uma vez que se tornou a primeira mulher a não perder o lugar na linhagem ao trono britânico após o nascimento do irmão mais novo.