Preta Gil encontrava-se a lutar contra um cancro que se havia espalhado por diferentes partes do corpo, depois de ter recebido o duro diagnóstico no decorrer do ano passado, 2024.

No Brasil chegou a ser hospitalizada inúmeras vezes, mas foi por ter esgotado todas as hipóteses de tratamentos que rumou recentemente até aos Estados Unidos da América para realizar novos procedimentos. E foi por lá, em solo norte-americano, que a cantora deu o seu 'último suspiro'.

A confirmação da morte da cantora foi dada pela sua assessoria, este domingo, 20 de julho, e as reações, no digital, não se fizeram esperar. As palavras de Ivete Sangalo e de Carolina Dieckmmann - que esteve com a filha de Gilberto Gil até ao fim - ganharam destaque em toda a imprensa.

Mas a verdade é que foi o sentido testemunho de Ju de Paulla, que também esteve em Nova Iorque a apoiar Preta Gil, que arrepiou. Ao dedicar as suas palavras à sua "melhor amiga", a criadora de conteúdos digitais fez um impressionante relato dos últimos momentos de vida de Preta Gil.

"E agora? Que distância vai guardar a nossa saudade? [Em] que lugar te vou encontrar de novo? Há três meses atrás larguei tudo no Brasil porque não queria estar noutro lugar no mundo que não fosse ao teu lado e assim foi até ao último minuto da tua vida", começou por escrever.

"Eu estava lá de mão dada contigo. Sós nós sabemos o que vivemos nestes três meses... Nos últimos três dias, eu vi a tua luta sobre-humana. Eu estava lá, a dormir do teu lado todos os dias e estive a guerrear contigo nos meus braços, literalmente. Estávamos tão esperançosas", continuou.

"Éramos nós numa só estrada e nessa estrada agora vais faltar tu

"As tuas últimas palavras foi para perguntar onde eu estava... Eu voltei, disse que tinha ido passar o teu perfume para ir para o Brasil e que te esperava lá porque ias noutro voo, mas que sairíamos na mesma hora e tu piscaste-me o olho. Disse que te esperava para comemorarmos o meu aniversário hoje com o tema que tinhas escolhido para comemorarmos. Ia ser em Nova Iorque, mas os planos mudaram a meio do caminho, não deu tempo", lamentou Ju de Paulla.

Diante do seu luto, a amiga da cantora confessou que não sabe "como vai ser" daqui em diante, mas desejou que Preta Gil descanse. "Eu cheguei aos Estados Unidos da América contigo e estou a voltar sem ti. Amo-te para sempre! Não sei como vai ser. Éramos nós numa só estrada e nessa estrada agora vais faltar tu, vai faltar o chamares-me 362682 vezes por dia (...) mas eu prometo tentar ser forte. Eu amo-te, minha luz! Melhor amiga, eu amo-te. Lutaste tanto, lutámos juntas. Descansa meu amor, descansa! Seguiremos de mãos dadas", concluiu.