"Quem é Banksy?" era uma das perguntas para as quais ninguém parecia ter resposta — mas isso pode estar prestes a mudar. Segundo a investigação de um detetive espanhol, a que o jornal El Mundo teve acesso, a identidade do artista mais misterioso do planeta pode ter sido finalmente revelada.

O advogado e detetive, Francisco Marco, começou a investigação depois de ter apostado com os filhos em como era capaz de descobrir a verdadeira identidade de Banksy.: "Comecei do meu escritório em Barcelona. Liguei para as minhas fontes e enviei o meu pessoal para o terreno."

Nos últimos anos, muitos têm tentado adivinhar quem é a pessoa que se esconde por detrás do pseudónimo Banksy. Agora, Francisco Marco parece não ter dúvidas de que o nome verdadeiro do artista é Robin Gunningham e terá nascido a 28 de julho de 1973. O mesmo que já tinha sido avançado pelo imprensa britânico, em 2008.

De acordo com o advogado e detetive espanhol, 'Banksy' ou 'Robin Gunningham' tem vivido em Bristol com o pseudónimo de David Jones, de forma a manter a sua vida pessoal e familiar privada longe dos holofotes mediáticos.

“Gunningham desaparece do mundo do graffiti quando começa a crescer profissionalmente. Primeiro chama-se a si próprio Robert Banks, depois não existe e aparece Banksy. Gunningham nunca disse nada, nem negou nem confirmou se é Banksy, brinca com o mistério", afirma Francisco Marco ao El Mundo.

Porque Banksy nunca revela a sua aparência?

Francisco Marco explica que, no início, o artista “não queria ser identificado para fugir à polícia, visto que o que fazia era ilegal”. Terá sido desse mistério em torno da sua identidade que nasceu a narrativa que tem adotado até aos dias de hoje.

Durante a investigação descobriu ainda que 'Banksy', 'Robin Gunningham' ou 'David Jones' está associado a uma fortuna avaliada em mais de 58 milhões de euros dividida entre várias empresas e sociedades.

“No meio do processo de investigação, deparei-me com uma estrutura financeira que girava em torno do nome fictício de David Jones, o verdadeiro nome de David Bowie e o pseudónimo com que Gunningham se faz passar financeiramente para não comprometer a sua identidade”, refere.

O artista plástico será casado com Joy Charlotte Millward com quem casou em Las Vegas em 2006. Também ela não assina com o seu nome verdadeiro e vai alternando entre 'Joy Gunningham' e 'Joy James'. O casal tem uma filha de cinco anos.