Morreu Sam Moore, da dupla soul Sam & Dave, aos 89 anos, devido a complicações provocadas por uma cirurgia recente.
Ídolo de nomes como Bruce Springsteen, Phil Collins ou Jon Bon Jovi, Moore tornou-se conhecido, ao lado de Dave Prater, por temas como ‘Hold On, I’m Coming' ou ‘Soul Man’, que atingiram ambas o primeiro lugar nas tabelas de vendas dos Estados Unidos.
A dupla Sam & Dave foi uma das mais populares da sua era, tendo entrado para o “corredor da fama” do rock em 1992. Os seus maiores sucessos foram gravados na segunda metade dos anos 60, depois de assinarem pela Atlantic Records, de Ahmet Ertegun, e de começarem a trabalhar com Isaac Hayes e David Porter.
A dupla encerrou atividades em 1970, reunindo-se em 1971 e voltando a colocar um ponto final na carreira em 1981. Sam Moore apostou desde então na sua carreira a solo, editando o seu único álbum de estúdio, “Overnight Sensational”, em 2006. O seu abuso de drogas foi explorado no documentário “Only the Strong Survive”, de D.A. Pennebaker.
Springsteen, que colaborou com Moore em “Human Torch” e “Only the Strong Survive”, discos de 1992 e 2023 respetivamente, lamentou já a morte do músico: “Não existe outro tenor tão soulful como ele, na história da música americana”, escreveu. “Era um homem afável e divertido, cheio de estórias sobre os tempos áureos da soul”.