Morreu a cantora norte-americana Roberta Flack, conhecida por canções como ‘Killing Me Softly With His Song’ ou ‘The First Time Ever I Saw Your Face’. Tinha 88 anos.

A notícia foi avançada esta segunda-feira por um porta-voz da cantora, que afirma que a mesma faleceu "de forma pacífica, rodeada pela família". Não foram confirmadas as causas do óbito.

Roberta Flack foi uma das cantoras de maior sucesso dos anos 70, tendo sido a primeira artista a conquistar um Prémio Grammy por Gravação do Ano em dois anos consecutivos: primeiro com 'The First Time Ever I Saw Your Face', em 1973, e no ano seguinte com 'Killing Me Softly With His Song'.

Nascida Roberta Cleopatra Flack, em Black Mountain, na Carolina do Norte, em 1937, a cantora viveu rodeada pela música desde a infância: a mãe era organista no coro da igreja. Aos nove anos, Flack começou a ter aulas de piano, e aos 15 foi aceite em Howard, onde estudou música, tornando-se numa das mais jovens estudantes de sempre dessa universidade.

Aos 19 anos começou a dar os seus primeiros concertos, dividindo essa vida com a de professora. Foi o pianista e cantor Les McCann que a apresentou à editora Atlantic, com a qual editou o seu primeiro álbum, "First Take", em 1969. Dois anos depois, a sua versão de 'The First Time Ever I Saw Your Face', balada folk composta por Ewan MacColl, tornou-se no seu primeiro grande êxito, atingindo o primeiro lugar das tabelas de vendas nos Estados Unidos.

Ao longo da sua carreira, colaborou com nomes como Donny Hathaway e Michael Jackson e andou em digressão com Miles Davis. Foi inspiração artística para vozes contemporâneas como Erykah Badu ou os Fugees, cuja versão de 'Killing Me Softly' foi ela própria um enorme sucesso. O seu último álbum, de versões de canções dos Beatles, foi lançado em 2012.

Em 2018, sentiu-se mal durante um concerto no mítico Apollo, em Nova Iorque, o que obrigou à sua hospitalização. Em 2022, o seu porta-voz revelou publicamente que Roberta Flack sofria de esclerose lateral amiotrófica, o que obrigou à sua retirada das lides do espetáculo.