
'The Adversary' é descrito como um romance sombrio e cativante sobre o amor e as suas limitações, a corrupção do poder e o poder da corrupção.
A história passa-se numa comunidade fictícia e isolada da Terra Nova, durante o século XIX, onde a vida é moldada pela dureza da natureza, pela fé rígida e pelos segredos enterrados e gira em torno de dois clãs que vivem em conflito contínuo, divididos por rancores antigos, violência e rivalidades que atravessam gerações.
Michael Crummey constrói um retrato sombrio e poético da condição humana, explorando temas como a redenção, a vingança e o peso das crenças religiosas e suscita a reflexão sobre quem é o verdadeiro inimigo: o outro, o próprio ou o mundo.
Nomeado pelas bibliotecas de Newfoundland & Labrador Public Libraries, no Canadá, o romance vencedor foi selecionado de uma lista de seis romances de escritores da Argentina, Irlanda, Países Baixos e Estados Unidos.
Os outros livros que chegaram à fase final foram 'James', do norte-americano Percival Everett, 'North Woods', do também norte-americano Daniel Mason, 'Not a River', da argentina Selva Almada, 'Prophet Song', do irlandês Paul Lynch, e 'We are Light', da neerlandesa Gerda Blees, selecionados a partir de uma lista longa, que deixou para trás Dulce Maria Cardoso, com 'Eliete'.
O Prémio Literário de Dublin - organizado pela autarquia da capital da Irlanda e gerido pelas bibliotecas públicas da cidade -- é o prémio anual mais valioso do mundo para uma única obra de ficção publicada em inglês, com um valor monetário de 100 mil euros para o vencedor.
O romance 'Solenoid', do escritor romeno Mircea Cartarescu, com tradução de Sean Cotter para inglês, foi o vencedor do Prémio Literário Internacional de Dublin de 2024.
Leia Também: Escritor Boualem Sansal distinguido em França. Está detido em Argel