
Os Bob Vylan tiveram de cancelar a digressão europeia, na qual fariam as primeiras partes dos Gogol Bordello. O duo britânico tinha, nesse contexto, concertos agendados em Portugal a 11 e 12 de outubro, em Lisboa e no Porto, respetivamente.
No Instagram, a dupla justificou este cancelamento com “questões logísticas”, prometendo um regresso para festivais europeus.
Contudo, os Gogol Bordello anunciaram que em causa estão as declarações proferidas pelos Bob Vylan durante a sua atuação na edição deste ano do festival de Glastonbury. A banda, recorde-se, proferiu cânticos contra o exército de Israel.
Segundo os Gogol Bordello, essa atuação em Glastonbury levou a promotora responsável pelos concertos dos Bob Vylan e Gogol Bordello na Alemanha a cancelar a performance dos primeiros. “Esta não foi uma decisão nossa”, garantem.
“No rescaldo [dessa decisão], decidimos retirar os Bob Vylan desta digressão, até podermos compreender a situação na íntegra. Após a explicação dada pelos Bob Vylan, discutimos a possibilidade de se juntarem a nós noutras datas. Infelizmente, e logisticamente, não lhes é possível participar nesta digressão, dadas as circunstâncias. Trabalhámos arduamente com eles de forma a encontrar uma solução, mas tal não foi possível".
“Os Gogol Bordello são compostos por membros de diversas nacionalidades, e promovem a compreensão entre povos e a liberdade de expressão - a partir de todas as perspetivas”, rematam.