
O anúncio foi feito hoje pela Editora Mais 5 que, em parceria o Montepio Associação Mutualista, promove o Ciclo 'José Afonso - Utopia', no Espaço Atmosfera em Lisboa.
Em 30 de julho, haverá uma tertúlia de apresentação da reedição do álbum 'Como Se Fora Seu Filho', de José Afonso, enquanto a 20 de agosto será exibido o documentário 'Andarilhar', assinalando os 50 anos do 25 de Abril.
Para o primeiro momento, a Editora Mais 5 convida o público para uma "conversa centrada na intemporalidade da música, na utopia do pensamento humanista e na necessidade de diálogo no momento atual, e sobre o papel da música na sociedade", segundo uma nota da editora.
O editor Nuno Saraiva conduzirá a conversa centrada nas temáticas do álbum, mas também no papel que os artistas podem assumir, ou não, na sociedade em que vivem.
Nesta sessão haverá também oportunidade de ouvir a nova edição de 'Como Se Fora Seu Filho', em vinil/LP, com nova masterização de Florian Siller.
No segundo momento, a 20 de agosto, será exibido o filme 'Andarilhar', de Abel Rosa. Filmado em abril de 2024, assinalando os 50 anos da Revolução dos Cravos em residência artística no Faial, o filme "reinterpreta e reinventa" José Afonso e "documenta o processo de (re)descoberta da obra musical e socio-política de cantautor, com o diretor musical Tiago Correia-Paulo, PS Lucas, Lavoisier, Nástio Mosquito, Selma Uamusse, Nacho Vegas e outros artistas e técnicos", que revisitaram o universo do criador de 'Grândola, vila morena', inspirados no concerto do Coliseu dos Recreios, em Lisboa, em janeiro de 1983.
O último momento é direcionado para quem não teve possibilidade de assistir ao concerto do colectivo 'Wanderer Songs', no Tivoli, em janeiro deste ano: em 27 de agosto, será mostrado o filme concerto 'Wanderer Songs', registado ao vivo no Teatro Faialense, "resultado da residência artística documentada no filme 'Andarilhar'", acrescenta a nota.
As três sessões decorrerão no Espaço Atmosfera, na Rua Castilho, sempre às 18:30.
Tanto a reedição de 'Como se Fora Seu Filho', como esta "evocação de José Afonso no século XXI", que é o projecto 'Wanderer Songs', "demonstram a vitalidade e importância das canções de José Afonso, bem como a grande importância dos autores, compositores e artistas como porta-vozes do humanismo na nossa sociedade", conclui a apresentação do ciclo.
A obra completa de José Afonso está a ser reeditada pela Mais 5, com o lançamento de novos formatos, em edições integrais, e inclui álbuns clássicos como 'Cantigas do Maio', 'Venham mais cinco' e 'Coro dos Tribunais', assim como o concerto 'Ao Vivo no Coliseu' de 1983, com todas as falas e músicas.
A reedição completar-se-á ainda este ano com o lançamento previsto do álbum 'Galinhas do Mato', o último do criador de 'Maio, Maduro Maio'.
A iniciativa, liderada pela editora Mais 5, conta com apoio da família.
O objetivo é garantir que a obra de José Afonso seja acessível a novas gerações e que possa ser apreciada em toda a sua plenitude, conclui a editora.