A Toyota está cada vez mais empenhada na mobilidade elétrica e a prova disso mesmo é que acabou de apresentar em Bruxelas, no seu encontro anual com jornalistas, vários novos modelos neste segmento, como o bZ4X, o SUV compacto Urban Cruiser ou ainda o C-HR+, entre outros.

A marca nipónica considera a mobilidade elétrica importante mas sublinha que nos seu portefólio, onde pontuam os carros equipados como motorizações híbridas a gasolina – que representam cerca de 70% do total das vendas do grupo -, é importante ter “um pouco de tudo”.

E é por isso mesmo que faz questão de destacar que esta abordagem multi-tecnologia para a neutralidade carbónica “consiste em proporcionar aos clientes uma escolha de soluções sustentáveis, independentemente do local onde vivem ou das suas circunstâncias individuais”.

Hidrogénio para o mercado japonês

Esta estratégia inclui uma gama completa de motorizações, desde os híbridos flex-fuel (gasolina misturada com etanol ou metanol) para os mercado da América do Sul, até aos novos veículos a hidrogénio para o mercado japonês.

Na Europa, onde as vendas de veículos elétricos estão entre as mais elevadas do mundo, o grupo Toyota prepara-se para introduzir três novos modelos (referidos atrás) até 2026.

A Toyota explica que “esta abordagem” em que se dá prioridade ao que o cliente pede e, em função dessas indicações, oferecer uma escolha de soluções de diferentes motorizações, ajudou a Toyota e Lexus [marca que faz parte do grupo] a ter um bom desempenho em todo o continente europeu e que resultou num recorde de vendas de 1,2 milhões de veículos em 2024 (Toyota: 1,128,948 e 88,184 Lexus).

A marca nipónica, que é também a maior construtora automóvel à escala mundial, diz que continua empenhada em expandir a sua gama de carros elétricos. E assegura que o novo Toyota bZ4X “oferece mais potência, um aspeto mais desportivo e um desempenho melhorado”. E explica ainda que “os seus motores mais potentes e eficientes, juntamente com baterias de maior capacidade, combinam-se para proporcionar uma maior autonomia real e homologada e até o dobro da velocidade de carregamento”.

Para além disso, o novo Toyota C-HR+ expande a oferta de elétricos e estará disponível com tração dianteira ou integral. Mantendo a herança do Toyota C-HR, exibe um design exterior que a marca considera “arrojado”, num estilo próximo do coupé.

Juntamente com o recém-anunciado Urban Cruiser, o grupo japonês eleva o número total de veículos elétricos da Toyota e da Lexus na Europa para 14 modelos até 2026.

Aposta na multi-tecnologia

Complementando estes produtos de emissões zero, existe uma linha de outros veículos eletrificados com emissões mais baixas, que inclui os modelos campeões de vendas Yaris Cross hybrid, Corolla Cross hybrid, C-HR hybrid e plug-in hybrid, RAV4 hybrid e plug-in hybrid, que, “juntamente com outros modelos, oferecem uma gama alargada de escolha multi-tecnologia para os clientes europeus”.

Yoshihiro Nakata, presidente e diretor executivo da Toyota Motor Europe, sublinhou que “77% dos veículos Toyota que vendemos na Europa são também produzidos na Europa”. O mesmo responsável agradeceu as parcerias que a marca tem com fornecedores em toda a Europa “que nos apoiam nesta atividade de produção em grande escala”.

O Expresso viajou até Bruxelas a convite da Toyota