
A remuneração média mensal dos operadores de contact centres subiu 4,4%, no ano passado, para 973 euros, em relação a 2023, com os supervisores a receberem mais 6,7%, segundo um estudo da Associação Portuguesa de Contact Centres.
O 20.º inquérito realizado pela APCC concluiu que “a remuneração média mensal dos operadores manteve, em 2024, a trajetória de crescimento registada em 2023, atingindo os 973 euros, um acréscimo de 4,4% em relação aos 932 euros de 2023”.
“Este crescimento é tanto mais significativo quanto devemos ter em conta que se mantém elevada a rotatividade dos operadores, com sucessivas vagas de recrutamento de novos colaboradores com remunerações de início de carreira”, aponta a associação.
Paralelamente, no caso dos supervisores, “verificou-se um crescimento mais significativo, de 1230 euros para 1312 euros”, mais 6,7%, concluiu a APCC, indicando ainda que o valor médio do subsídio de alimentação diário pago aos colaboradores aumentou de 7,31 euros para 7,60 euros.
De acordo com o estudo, a percentagem de empresas que contrata e planeia continuar a contratar outsourcers reduz-se de 73,7% para 65%, sendo que os serviços contratados a outsourcers mais frequentes são operadores, supervisores e backoffice e gestão operacional diária.
Quanto aos dados financeiros, sendo que nesta parte do estudo “apenas foram solicitadas e consideradas as respostas dos outsourcers”, em termos de volume de faturação anual, 52,4% estão no intervalo entre os 10 e os 50 milhões de euros e 28,6% estão no intervalo acima de 50 milhões de euros.
“De destacar que a percentagem agregada de outsourcers com faturação anual superior a 10 milhões de euros passou de 84,2% em 2023 para 81% em 2024, alteração naturalmente decorrente da significativamente maior dimensão da amostra”, refere o estudo.
Na edição de 2025 do Estudo de Caracterização e Benchmarking da Atividade dos Contact Centers, foi recolhida informação junto de 1950 operações (mais 26,5% que na edição de 2024), nas quais trabalham 64.529 colaboradores, quase 60% do universo nacional do sector.