
Quatro das cinco empresas que se candidataram à privatização da CV Handling, empresa de assistência aos sete aeroportos e aeródromos de Cabo Verde, foram qualificadas para a fase final, anunciou nesta Terça-feira o Governo.
“De acordo com o relatório final, aprovado pelo Conselho de Ministros, quatro dos cinco candidatos foram qualificados para a última fase do processo de privatização da CV Handling”, afirmou o coordenador da Unidade de Acompanhamento do Sector Empresarial do Estado (UASE), Sandeney Fernandes, numa conferência de imprensa na cidade da Praia.
As empresas qualificadas são Swissport (Suíça), Aviator (Suécia), Menzies (Escócia) e Çelebi (Turquia). A Nigerian Aviation Handling Company foi a única das candidatas iniciais a ficar pelo caminho.
O objectivo do concurso é escolher um “parceiro estratégico” para adquirir até 51% das ações da empresa, exigindo-se experiência no setor de assistência aeroportuária e capacidade de operar em três aeroportos (nos últimos cinco anos), assistindo 15 milhões de passageiros anuais (nos últimos três anos).
Além da quota destinada ao parceiro estratégico, 10% da CV Handling serão reservados aos trabalhadores da empresa e aos cabo-verdianos na diáspora.
“O próximo passo será a aprovação, na próxima semana, de uma resolução do Conselho de Ministros que detalhará os critérios para a terceira fase”, anunciou.
“Os concorrentes terão 30 dias, após a notificação da decisão, para apresentar as suas propostas. Durante este período, a equipa técnica irá analisar a documentação submetida”, explicou o responsável, citado pela Lusa.
Prevê-se que o vencedor da última fase do concurso seja conhecido em meados do mês de Agosto.