Um relatório do Banco de Espanha, publicado esta segunda-feira, revela que o risco de incumprimento bancário por parte das empresas está a aumentar. Desde o terceiro trimestre de 2024, o nível de crédito malparado subiu 39 pontos base, passando de 2,14% para 2,53%, embora ainda se mantenha abaixo dos níveis registados em 2022.

Dos 39 pontos de subida, 31 foram registados no quarto trimestre de 2024 e oito no primeiro semestre de 2025. O risco de incumprimento está a crescer de forma generalizada em todos os setores empresariais, embora com maior incidência nas grandes empresas dos setores da Construção e da Mediação Imobiliária. Desde o terceiro trimestre de 2024 até à data, o risco de incumprimento nestes setores subiu 44 pontos, situando-se atualmente nos 96 pontos base.

Por outro lado, o risco de incumprimento também aumentou, embora de forma mais ligeira, nos setores do Comércio, da Hotelaria e da Energia. O Banco de Espanha assegura, no entanto, que estes dados não são alarmantes, uma vez que o volume de empréstimos com maior risco se mantém nos mesmos níveis registados em 2022.