Os lucros das empresas inquiridas ascenderam a 7,43 biliões de yuan (977,96 mil milhões de euros) no ano que acaba de terminar, depois de terem diminuído 4%, em 2022, e 2,3%, em 2023.
Apesar do resultado final negativo, os lucros aumentaram 11% em dezembro, em termos homólogos, contrariando a queda, que acumulava 4,7% até ao mês anterior.
O estatístico do NBS, Yu Weining, atribuiu o declínio anual a "uma situação complexa e grave de crescentes pressões externas e dificuldades internas".
O analista preferiu concentrar-se na recuperação dos lucros no setor da indústria transformadora de alta tecnologia (+4,5%) ou nas indústrias que beneficiam do "plano de renovação" multibilionário de equipamento industrial, eletrodomésticos ou eletrónica de consumo promovido por Pequim.
Yu disse que a retoma em dezembro mostra que as medidas de apoio anunciadas por Pequim geraram uma "tendência de recuperação" e apelou a que se continue a reanimar a procura interna para facilitar o regresso das empresas industriais aos lucros.
Para a compilação desta estatística, o NBS apenas teve em conta as empresas industriais com um volume de negócios anual superior a 20 milhões de yuan (2,6 milhões de euros).
JPI // VQ
Lusa/Fim