O banco norte-americano Morgan Stanley registou um lucro líquido de 4,32 mil milhões de dólares (3,63 mil milhões de euros) no primeiro trimestre de 2025, mais 26% que no mesmo período do ano passado, anunciou a entidade nesta sexta-feira. O presidente e diretor executivo da empresa, Ted Pick, considerou o resultado líquido um “recorde” e destacou o lucro por ação de 2,6 dólares, contra 2,02 dólares um ano antes.

“O forte desempenho do segmento de títulos institucionais foi liderado pelo nosso negócio de mercados, onde o negócio de ações registou receitas recorde de 4,1 mil milhões de dólares”, afirmou. Também a margem financeira do banco teve um crescimento, tanto em cadeia como em termos homólogos. Atingiu 12,41 mil milhões de euros no trimestre, uma subida de 2% face aos últimos três meses de 2024 e de 6% em relação ao mesmo período do ano passado.

O banco conseguiu um crescimento de receitas de 17% face ao ano anterior, totalizando 16 mil milhões de euros no primeiro trimestre de 2025. O valor compara também de forma positiva com o trimestre anterior, apresentando um crescimento em cadeia de 9%.

As ações do Morgan Stanley, tal como as dos seus concorrentes, têm flutuado nos últimos dias, uma vez que as políticas tarifárias do Presidente norte-americano, Donald Trump, suscitaram preocupações de que os EUA estejam a caminhar para uma recessão.

Após a divulgação dos resultados, as ações da empresa subiram 0,71% nas negociações antes da abertura da bolsa.

LAA com Agência Lusa