
A Klarna, fintech sueca focada em pagamentos ‘buy now pay later’, anunciou que alcançou 700 mil consumidores ativos e 6 mil marcas parceiras em Portugal, menos de quatro anos após o lançamento da operação no país, em novembro de 2021.
No primeiro trimestre de 2025, o valor total das vendas realizadas através da plataforma (Gross Merchandise Volume – GMV) registado em Portugal cresceu 86% face ao período homólogo, impulsionado por um aumento da procura por parte dos consumidores e pela expansão da rede de comerciantes parceiros.
“A Klarna em Portugal está cada vez mais forte”, afirma Alexandre Fernandes, country manager da Klarna para Portugal e Espanha. “Desde o crescimento expressivo no volume de transações ao lançamento de novos produtos que vão além dos pagamentos, estamos a demonstrar e a provar que a Klarna é a melhor parceira para comprar, poupar e pagar de forma mais inteligente”.
A empresa oferece soluções de pagamento flexível e sem juros, disponíveis tanto em compras online como em loja física. O número crescente de consumidores reflete a adesão a este tipo de modelos no mercado nacional, que continua a acompanhar tendências de digitalização do consumo verificadas noutros países europeus.
Do lado das marcas, a Klarna conta com parceiros nacionais e internacionais, incluindo TAP Air Portugal, KuantoKusta e BackMarket, além de empresas como About You, Primor, Airbnb, ShowroomPrive, Samsung e Decathlon. A empresa reforça assim a sua presença em setores como viagens, tecnologia e bens para o lar.
O crescimento da Klarna em Portugal tem sido também suportado pela expansão da plataforma além dos pagamentos. Entre as funcionalidades adicionais destaca-se o programa de ‘cashback’, que permite aos consumidores receber até 10% do valor da compra de volta, mesmo quando optam por pagar de forma integral e antecipada.
Outro produto que tem vindo a ganhar tração no mercado português é a conta poupança da Klarna, que oferece uma taxa de juro de 2,74% e que, segundo a empresa, está a atrair um número crescente de utilizadores nacionais.
Desde a sua entrada em Portugal, a Klarna tem vindo a reforçar a presença local através da integração com marcas de retalho relevantes e do lançamento de serviços financeiros adicionais que complementam a experiência de compra.
Recentemente, a plataforma de pagamentos digitais deu a conhecer que está a testar um projeto piloto para testar, nos EUA, um cartão de débito com a possibilidade de pagamentos fracionados incorporada. O novo cartão permitirá aos consumidores pagar de imediato ou mais tarde, online ou em loja, em mais de 150 milhões de comerciantes que aceitam Visa em todo o mundo.
Na altura, Mathieu Altwegg, vice-presidente sénior de Produtos e Soluções da Visa na Europa, referiu que “este é um exemplo pioneiro de um futuro em que os consumidores terão apenas um cartão para aceder às suas formas preferidas de pagar, independentemente de onde estejam ou do que estejam a comprar”.