O presidente do Bundesbank, da Alemanha, alertou esta quinta-feira para os riscos de interferência na independência dos bancos centrais, após a renovação dos ataques do presidente dos EUA, Donald Trump, ao presidente da Reserva Federal (FED), Jerome Powell.

«A independência dos bancos centrais é o seu ADN», afirmou Joachim Nagel, presidente do Bundesbank, em declarações à agência Reuters, à margem de uma reunião do G20 em Durban, na África do Sul. «Por isso, considero perigoso brincar com a independência de um banco central», acrescentou.

Trump tem criticado repetidamente o presidente da FED por não reduzir as taxas de juro. Na quarta-feira, a agência Bloomberg noticiou que Trump estaria provavelmente a planear despedir Powell. O próprio secretário do Tesouro, Scott Bessent, afirmou à Bloomberg TV que o processo de substituição já foi iniciado, acrescentando que «existem vários candidatos excelentes».

Nagel disse esperar que a administração Trump chegue à conclusão de que a retórica e as ações que põem em causa a capacidade da FED para tomar decisões livres de influências políticas não são úteis.