Um projecto hoteleiro, financiado pela banca comercial com um montante de mais de 473 milhões de kwanzas, beneficiou de 70 por cento da cobertura do risco pelo Fundo de Garantia de Crédito (FGC), no quadro do descontinuado Programa Angola Investe (PAI).

Trata-se do Hotel Mifuma Paradise, que entrou esta Sexta-feira, 04, em funcionamento, no município do Dande, província do Bengo, Angola, após à inauguração pela governadora provincial, Maria Antónia Nelumba.

Na cerimónia de abertura do hotel, o FGC foi representado por uma equipa chefiada pela Directora do Gabinete de Recuperação de Garantia de Crédito, Orieta Salvador.

A responsável disse que este é mais um exemplo de recuperação bem-sucedido de um projecto com garantia do FGC, estando a contribuir para o desenvolvimento do sector hoteleiro da Bengo.

“Após um processo de recuperação, iniciado em 2020, com o acompanhamento do Gabinete de Recuperação do FGC, a unidade entra no mercado com 45 suítes, duas salas de conferência, salões de festa, esplanada, ginásio, sala de jogos, lavandaria, padaria, campo de futebol, parque infantil e piscinas”, segundo uma nota.

A entrada em funcionamento deste empreendimento de três estrelas, a 04 de Abril, Dia da Paz e da Reconciliação Nacional, assegura a nota, gerou um total de 41 postos de trabalho, dos quais 40 preenchidos por colaboradores nacionais.

Recorde-se que o Fundo de Garantia de Crédito (FGC) implementou medidas para aprimorar o acompanhamento de projectos com garantias públicas, com vista a aumentar a eficiência e eficácia dessas iniciativas.

De acordo com o presidente do conselho de administração, Luzayadio Simba,  a falta de monitoramento adequado no passado resultou em desvios de finalidade, como observado no extinto Programa Angola Investe.

O PCA justificou, por isso, o estabelecimento de uma Direcção de Acompanhamento dedicada a monitorar os projectos desde a concessão da garantia até a conclusão da amortização do crédito.