A ‘fintech’ portuguesa Eupago anunciou nesta quinta-feira que passou a integrar a Apple Pay e Google Pay nas soluções de pagamento para os comerciantes com que trabalha. “É sobretudo uma resposta clara àquilo que tanto os nossos parceiros como os seus clientes finais valorizam: pagamentos rápidos, simples e, acima de tudo, seguros”, realça o co-CEO da empresa, Telmo Santos.

Segundo o líder da ‘fintech’, citado em comunicado, esta integração “não é apenas uma atualização tecnológica”, pois “estes serviços vão permitir que os comerciantes estejam alinhados com os comportamentos e tendências de consumo, trazendo certamente competitividade ao seu negócio”. A Eupago defende que, assim, está a reforçar o “compromisso de simplificar e modernizar a experiência de pagamento, tanto para negócios como para consumidores finais”.

A empresa argumenta que existem várias razões para os comerciantes adotarem estes métodos de pagamento. Dada a sua simplicidade e rapidez, “a probabilidade de os clientes abandonarem as compras nos carrinhos diminui”, explica. Estas adições aumentam a exposição no mercado, “oferecendo versatilidade para o cliente escolher como quer fazer a compra”, e, por fim, “graças à autenticação biométrica (reconhecimento facial e impressão digital), o risco de fraude é reduzido, protegendo as lojas e os clientes”, aponta a Eupago.

Para ilustrar a importância destes métodos de pagamento, a Eupago faz referência ainda ao relatório lançado pela The Payments Association em junho deste ano. Este estudo demonstrou que as carteiras digitais já têm o mesmo nível de penetração no mercado que os cartões físicos. Mais de metade dos utilizadores (51%), indica, preferem usar as carteiras digitais para pagar, quando esta é uma opção.