Apesar da incerteza económica que se vive desde o início do ano, desde que Donald Trump lidera a Casa Branca e impôs tarifas no comércio externo, a economia norte-americana deu agora sinais de recuperação. O Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA cresceu 3% entre abril e junho, recuperando a queda verificada no primeiro trimestre, que foi impulsionada pela guerra comercial.

Entre janeiro e março, o PIB norte-americano caiu 0,5%, sobretudo, devido ao aumento das importações, com as empresas a criarem stocks antes da entrada em vigor da política tarifária do Presidente dos EUA, Donald Trump. O crescimento registado no segundo trimestre está acima das perspetivas dos analistas, que apontavam para um aumento de 2%.

Em 2024, o PIB do país representava um total de 27,72 biliões de dólares – cerca de 24,2 biliões de euros – sendo a maior economia mundial. Segundo as projeções do FMI, em 2025, os Estados Unidos irão manter a sua posição de liderança económica no mundo, com um PIB previsto de cerca de 30,33 biliões de dólares (cerca de 29,23 biliões de euros).

(Com Lusa)