Os acionistas do El Corte Inglés aprovaram esta quinta-feira, em assembleia geral, todas as propostas do conselho de administração, com destaque para a reeleição de Marta Álvarez para um novo mandato de cinco anos como presidente do grupo.

Durante a assembleia-geral, a presidente do El Corte Inglés detalhou os aspetos-chave do Plano Estratégico 2025-2030, em vigor desde 1 de março, como a remodelação das lojas, a expansão dos negócios e o crescimento das capacidades logísticas e tecnológicas do grupo. Marta Álvarez referiu que para alcançar estes objetivos, o Plano Estratégico prevê investimentos superiores a três mil milhões de euros ao longo deste período.

Na sua intervenção, a presidente da cadeia retalhista espanhola admitiu que “tudo o que fazemos no El Corte Inglés está orientado para compreender, antecipar e superar as expectativas dos nossos clientes, oferecendo-lhes experiências únicas e um valor real: o serviço que nos distingue”.

Marta Álvarez destacou ainda que o exercício de 2024 foi muito positivo para o grupo, com aumentos substanciais nas vendas e nos resultados, nos quais estão incluídos o desempenho da filial portuguesa. A cadeia retalhista atingiu no exercício, encerrado a 28 de fevereiro de 2025, um volume de receitas de 16.675 milhões de euros, o que representa um aumento de 2% face ao exercício anterior e de 4,3% em termos de área comparável.

O lucro antes de impostos foi de 682 milhões de euros, com um lucro líquido de 512 milhões de euros, mais 6,7% do que no exercício anterior, enquanto o lucro líquido recorrente se fixou nos 470 milhões de euros. A dívida financeira líquida foi reduzida em 263 milhões de euros, o que representa 1,5 vezes o EBITDA.

Para este desempenho financeiro há que contar com o contributo da filial portuguesa, cujas vendas, ascenderam a 622 milhões de euros, o que representa uma subida de 3,9%, e o melhor de sempre.