
A parceria da Frutas Patrícia Pilar com grandes cadeias de distribuição, garante a presença deste tomate produzido nacionalmente nas prateleiras dos principais supermercados e, por isso, em sua casa também. Mas nem sempre foi assim.
Uma história com 30 anos
O sucesso constrói-se com vagar, compromisso, propósito. Se atualmente o Grupo Frutas Patrícia Pilar conta com mais de 20 empresas e mais de 1000 colaboradores, no verão de 1992, quando Patrícia Pilar – CEO da empresa -, semeou a ideia, a realidade era bastante diferente. Atualmente a liderar o grupo junto do seu irmão Emílio Carmona, a empresa com mais de 30 anos de dedicação ao setor hortofrutícola, começou como uma pequena empresa familiar. Destaca-se no setor agroalimentar português pela sua aposta estratégica na produção nacional de tomate, e mais recentemente uma das responsáveis pela internacionalização deste alimento. “‘Da terra para o mundo’ é a expressão que melhor define a nossa origem”, referem, quando perguntamos como foi o pontapé de saída deste projeto.
A pergunta que se impõe: porquê tomates?
Em 30 anos tornaram-se num “grupo consolidado que integra produção, distribuição e comercialização de um vasto leque de frutas e legumes”, comentam. “O compromisso com a qualidade e a frescura foi, desde o início, a base para conquistar o mercado nacional e internacional”, explica a porta-voz da empresa. Foi com este produto que a empresa se lançou nos anos 90 e no qual se assumem especialistas: “a escolha do tomate está diretamente ligada à localização da nossa empresa, na região Oeste de Portugal. O clima atlântico proporciona condições ideais para a produção, com manhãs húmidas, nevoeiro matinal, dias limpos e noites frescas”, justificam. São estes os fatores que conferem “ao tomate um sabor distinto e característico”, aquele sabor tradicional que reconhecemos quando comemos um tomate mesmo bom, “tornando-o altamente valorizado no mercado europeu”.
Tomate chucha, tomate salada, tomate rama e coração de boi são as principais tipologias produzidas pela empresa. Em boa verdade, “poucas regiões na Europa conseguem produzir tomate na nossa janela de produção”, explicam. É esta vantagem que coloca a Frutas Patrícia Pilar numa posição muito estratégica “para abastecer mercados exigentes”.
Uma forte aposta na internacionalização
O potencial que referem sobre a janela de produção justificou o investimento ainda maior na produção desta fruta e a “relevância dentro do portfólio”. A internacionalização da empresa aconteceu “de forma muito natural”, impulsionada pela necessidade de expandir para além das fronteiras nacionais, uma vez que o mercado interno não absorve toda a produção”. Atualmente com uma presença muito consolidada a nível europeu, reconhecem que o tomate português tem vindo a ganhar destaque nesse mercado, em parte graças à qualidade e sabor diferenciador. Contudo, também apontam desafios na jornada empresarial no setor horto- frutícola, como a “escassez de mão de obra qualificada” que afeta a produção e a colheita dos alimentos”; “a falta de apoio do Estado para impulsionar o setor e torná-lo mais competitivo”; assim como a “escassez de água e necessidade de desenvolver estratégias sustentáveis para o reaproveitamento deste recurso”. O futuro da produção de tomate, apontam, é promissor, e a Frutas Patrícia Pilar quer não só reforçar a identidade do tomate português como produto de excelência, como fortalecer a presença do país no mercado global.
Os tomates frutas pilar da semente à sua mesa
Plantação
As melhores sementes são semeadas em viveiros controlados, depois são transferidas para as estufas, onde continuam a crescer durante 2 a 3 meses.
Colheita e embalamento
Colhidos de forma manual, no momento ideal de maturação, os melhores tomates são embalados diretamente nas estufas, para que cheguem ao seu consumidor no seu melhor estado.
Distribuição e comercialização
Graças a uma logística eficiente, os tomates são transportados rapidamente para os pontos de venda: mercados locais e grandes cadeias de distribuição na Europa.
Consumidor Final Satisfeito
O resultado é um tomate saboroso, suculento e de alta qualidade, que conquista consumidora pelo seu sabor autêntico e frescura inigualável.
Este artigo foi produzido em parceria com as Frutas Patrícia Pilar.