A empresa Meta de Mark Zuckerberg lançou uma aplicação de inteligência artificial autónoma na terça-feira, colocando-a em concorrência direta com o ChatGPT da OpenAI e colocando-se como a mais recente aplicação a ser lançada na maior corrida à IA.

A Meta anunciou o lançamento da aplicação, que inclui um chatbot de IA e um feed de “descoberta” que permite aos utilizadores ver como os outros estão a utilizar o assistente.

A aplicação utiliza o modelo Llama 4 da Meta, que foi lançado no início deste mês e foi apresentado pela Meta como sendo mais económico do que os modelos concorrentes como Gemini, GPT e DeepSeek.

O assistente de IA da Meta já pode ser utilizado no WhatsApp, Instagram, Facebook e Messenger.

A aplicação dá aos utilizadores acesso à criação de imagens, à edição de imagens e a um modo de voz com o qual podem interagir enquanto utilizam outras aplicações num dispositivo. O chatbot de IA pode responder a perguntas através da Web e utilizar as informações que os utilizadores partilharam nos produtos Meta, como os seus perfis do Facebook ou os conteúdos de que gostam na aplicação de redes sociais. Os utilizadores que ligarem os seus perfis do Facebook e do Instagram ao centro da sua conta podem criar uma experiência mais personalizada ao interagir com a aplicação Meta AI. Os utilizadores com óculos Ray-Ban Meta poderão interagir com a Meta AI nos óculos e na aplicação, permitindo-lhes iniciar conversas através dos óculos e retomá-las através da aplicação.

A aplicação Meta AI também inclui uma demonstração do assistente de voz que fornece respostas mais interativas, embora não tenha acesso à nternet ou a informações em tempo real.

(Com Forbes Internacional/Antonio Pequeño IV)