O BPI acaba de nomear Cláudia Teixeira de Almeida como diretora executiva de Sustentabilidade.

A partir de 17 de fevereiro, a profissional vai liderar uma das áreas estratégicas prioritárias do BPI, que aprovou o seu Plano de Banca Sustentável 2025 2027. Entre as metas definidas, o Banco propõe-se alcançar os 4.4 mil milhões de euros em volume de financiamento sustentável até 2027, contribuindo para impulsionar a descarbonização do tecido empresarial.

Licenciada em Gestão de Empresas pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, Cláudia Teixeira de Almeida frequentou programas executivos na Stanford University (EUA), Insead (França) e na The International Faculty of Finance (Londres). Foi também docente na Universidade Lusíada do Porto e no Instituto Superior de Gestão Bancária.

Com um percurso de mais de 30 anos no BPI, Cláudia Teixeira de Almeida passou também pelas direções de Fusões & Aquisições, de Corporate Finance e de Marketing de Empresas e Negócios. Entre 2021 e 2022 foi administradora não executiva da Companhia de Seguros Allianz Portugal, S.A e, entre 2020 e 2021, membro do Conselho Geral e de Supervisão da Portugal Capital Ventures – Sociedade de Capital de Risco, S.A.

Até agora, era diretora executiva da Direção de Contabilidade e Planeamento do banco, responsável pela informação contabilística e financeira e pela construção, e monitorização, do Plano Estratégico.