
O CEO do UniCredit, Andrea Orcel, vai ter um aumento salarial de 30%, segundo um documento sobre política remuneratória divulgado pelo banco italiano. Orcel vai receber um total de 13,2 milhões de euros, incluindo uma atribuição de ações.
De acordo com as contas da Agência Reuters e o comunicado da instituição, o banqueiro pode atingir em 2025 uma remuneração de até 16,4 milhões de euros, dependendo dos objetivos alcançados no ano. O banco esclarece que a atribuição de ações vem no seguimento das ‘guidelines’ dadas pela Autoridade Bancária Europeia. No caso do CEO, esta vai ser no valor de 2,2 milhões de euros. O valor a atribuir desta forma é de 43,5 milhões, desde os executivos aos gestores de topo, num total de trabalhadores que supera os 850.
O bónus médio anual, segundo a empresa, foi 199 mil euros em 2024, acima dos 155 mil de 2023. Os vencimentos extra totalizaram 625 milhões de euros no ano, mais 74 milhões do que no ano anterior.
O UniCredit, segundo maior banco de Itália, teve um lucro de 9,7 mil milhões de euros em 2024. O banco tem estado em destaque nos últimos meses pelo aumento do seu peso no alemão Commerzbank e a sua oferta sobre o rival doméstico mais pequeno BPM.