
Mário Centeno fez uma pequena intervenção nesta terça-feira no Fórum do Banco Central Europeu (BCE), que está a decorrer em Sintra, valorizando o funcionamento do mercado de trabalho no nosso País. O governador do Banco de Portugal revelou que, “nos últimos cinco anos foram criados, em média, 150 mil novos empregos em Portugal. E para cada novo emprego criado existiram 10 novos contratos de trabalho”.
Centeno, que fez a sua intervenção no final da primeira sessão do Fórum, dedicada ao tema “As implicações macroeconómicas das mudanças nos mercados de trabalho na Europa”, salientou o dinamismo e a mobilidade do mercado de trabalho português: “Os ganhos salariais ocorrem quando as pessoas mudam de emprego. Em Portugal, nos últimos cinco anos, quem mudou de trabalho teve um ganho salarial de 14%. Quem permaneceu no mesmo empregou ganho 7%”.
“Isto significa que o mercado de trabalho em Portugal está a funcionar de uma forma eficiente”, acrescentou Mário Centeno.
Para o governador, o fenómeno da mobilidade laboral através da Europa mudou radicalmente o mercado de trabalho nos últimos 10 anos. “Dos 10 milhões de novos postos de trabalho criados nos últimos cinco anos, seis milhões foram ocupados por pessoas que estão a trabalhar num país diferente daquele onde nasceram”.
Centeno concluiu que o mercado de trabalho europeu provou ser resiliente às crises, ao contrário do que aconteceu com o mercado dos Estados Unidos.