Os Labubus, uns bonecos de peluche com dentes afiados e sorrisos maliciosos, são o mais recente produto a tornar-se viral no TikTok, onde os consumidores obcecados estão a acumular milhões de visualizações mostrando as suas coleções, enquanto os revendedores cobram preços astronómicos online pelos brinquedos que frequentemente estão fora de stock.

Os Labubus são pequenos brinquedos semelhantes a monstros inspirados na mitologia nórdica, vendidos pelo retalhista chinês Pop Mart, que normalmente custam entre 20 e 30 dólares (17 a 26 euros) e vêm em “caixas cegas”, pelo que o comprador não sabe qual a cor ou o design do boneco até a caixa ser aberta.

A criação da coleção e a natureza imprevisível das caixas contribuíram para a ascensão meteórica do brinquedo no TikTok, onde os utilizadores mostram qual o boneco que desembalaram e se esforçam por encontrar o Labubu “secreto”, uma versão rara do brinquedo que os consumidores têm uma hipótese de 1 em 72 de desembalar.

A hashtag #labubu foi utilizada em 32 mil mensagens do TikTok na última semana, só nos Estados Unidos, e em mais de 1 milhão de mensagens no total, de acordo com as análises do TikTok.

Pode ser difícil encontrar Labubus. Grande parte da oferta está completamente esgotada no website do Pop Mart e as lojas têm registado longas filas.

Celebridades e influenciadores impulsionaram a tendência dos Labubu online, como as cantoras Rihanna e Dua Lipa ou os membros do grupo de K-pop Blackpink, que ajudaram a desencadear a loucura do brinquedo na Ásia.

Os revendedores aproveitaram-se desta moda, aumentando o preço muitas vezes nas plataformas de revenda online. Alguns dos brinquedos Labubu mais caros no eBay estão a ser vendidos por milhares de euros, chegando alguns a custar mais de 6 mil euros para versões de edição limitada do boneco. No StockX, onde os utilizadores podem licitar artigos, algumas edições do Labubu, como um boneco vendido em parceria com a Vans, estão a ser vendidas por mais de 2500 euros por um único brinquedo. A situação nas lojas Pop Mart também pode ser caótica, uma vez que alguns utilizadores do TikTok publicaram vídeos que mostram clientes a lutar e a gritar uns com os outros por causa dos brinquedos virais.

(Com Forbes Internacional/Conor Murray)