O Bank of Ireland introduziu bloqueios voluntários nos cartões de débito para os clientes que pretendam deixar de efetuar transações com operadores de jogos de azar. Uma análise dos dados do banco sobre as despesas com cartões no primeiro trimestre revelou que 90% das transações de jogos de azar tiveram lugar online, sendo 99% financiadas através de cartões de débito.

Embora o total das despesas com cartões no primeiro trimestre tenha caído ligeiramente (-2%) em relação ao ano anterior, registou-se um grande aumento (+19%) entre os jovens dos 18 aos 25 anos, com um declínio de 8% entre as pessoas com mais de 65 anos. 71% das apostas feitas no 1.º trimestre de 2025 foram feitas por homens.

A nova funcionalidade de bloqueio de cartões, que também bloqueia o acesso aos casinos online, às ‘slot machines’ e aos sites de lotarias, pode ser ativada a pedido do cliente.

O bloqueio impede quaisquer pagamentos identificados como sendo efetuados a um operador de jogos de azar, “melhorando o bem-estar financeiro dos clientes, uma vez que o jogo problemático tem impacto nas relações, nas finanças e na saúde mental”, refere o banco.

O bloqueio pode ser solicitado para cartões de débito pessoais e empresariais e será alargado aos cartões de crédito nos próximos meses.

“O jogo problemático pode ter um efeito devastador não só para a pessoa envolvida, mas também para as famílias, amigos e entes queridos. Para quem é viciado no jogo, pode muitas vezes parecer que a ajuda está fora de alcance. Esta iniciativa que estamos a lançar foi concebida para ajudar os clientes a tomar medidas positivas para melhorar o controlo das suas finanças. Além disso, reforça a ambição do Bank of Ireland de melhorar o bem-estar financeiro dos nossos clientes e das nossas comunidades, especialmente daqueles que estão a passar por momentos difíceis”, refere Áine McCleary, Chief Customer Officer do Bank of Ireland.