
É um universo de 55.956 potenciais novos clientes para os bancos. É esse o número de vagas para inscrição no ensino superior paro o ano letivo de 2025/2026, e é sobre esse universo que as principais instituições financeiras a operar em Portugal lançam as suas ofertas comerciais. Caixa Geral de Depósitos (CGD), Millennium/BCP, Santander Portugal, Novo Banco e BPI todos têm ofertas destinadas a captar e fidelizar o interesse dos jovens universitários.
Para além da abertura de balcões de atendimento em vários campus universitários durante a época de matriculas, setor em que domina o Banco Santander e a Caixa Geral de Depósitos, as principais instituições bancárias têm ofertas personalizadas para quem entra pela primeira vez no ensino superior. Millennium/BCP e Santander Portugal, por exemplo, juntam este ano ao pacote-base de oferta universitária mais 50 euros para os novos clientes.
Fonte oficial da CGD disse ao Jornal PT50 que o banco “assinala 31 anos de presença ativa no ensino superior com o lançamento da campanha Nova Época Universitária 2025, reforçando o seu compromisso com os estudantes universitários. Sob o mote “Com o Cartão Caixa IU, com pouco podes fazer muito”, a CGD apresenta uma oferta inovadora e exclusiva para apoiar os jovens na sua jornada académica e pessoal”. A campanha estará presente no digital, mas também presencial em mais de 120 escolas de ensino superior, com mais de 200 postos de atendimento.
Para além disto a CGD apresenta uma oferta “desenhada para simplificar a gestão financeira e potenciar o percurso académico dos jovens”. No centro desta oferta está a Conta Caixa M, uma solução multiproduto que inclui:o cartão de débito Caixa IU, cartão de aluno e de débito com vantagens em parceiros, incluindo descontos em combustível (Shell e Repsol), Programação Culturgest e cinema NOS, o cartão de crédito Caixa ISIC, aceite em toda a rede VISA, que identifica como estudante a nível internacional e dá acesso a mais de 150.000 descontos e vantagens em todo o mundo, transferências ilimitadas e gratuitas através da App Caixadirecta, garantindo total mobilidade e controlo financeiro e a Isenção de comissão de manutenção de conta, até aos 30 anos inclusive, para todas as Contas Caixa M abertas até 31 de dezembro de 2025.
Para o maior banco privado português a oferta universitária é canalizada através da marca UNNI. O Millennium/BCP tem uma campanha, até 31 de outubro, com oferta de 50 euros para novos clientes com a abertura de conta e subscrição da solução integrada GO! Universitário. As vantagens desta solução são: zero comissões de manutenção, cartão de débito e cartão pré-pago travel para compras e pagamentos no estrangeiro, cartão de crédito Go!, descontos em hotéis, aluguer de carros e seguro de roubo na pessoa com um limite de 650 euros por indemnização e 1000 euros/ano.
Já o Novo Banco adiantou ao Jornal PT50 que, “o segmento jovem é de particular importância para o banco e temos apostado no desenvolvimento de soluções para dar o melhor serviço a este segmento”. A oferta do Novo Banco traduz-se em várias contas pacote gratuitas com tudo o que é necessário para transacionar no dia a dia: incluindo cartão de débito gratuito, cartão de crédito ou pré-pago (consoante as idades) gratuitos, cartões virtuais gratuitos, MBWay ilimitado gratuito, transferências ilimitadas gratuitas e solução ordenado (caso tenha salário domiciliado)”. Fonte oficial da instituição referiu ainda que “para além do acima descrito, a nossa App funciona como centro da relação entre os jovens e o banco, permitindo realizar a maioria das operações bancárias com toda a simplicidade”.
O Santander Portugal lançou uma campanha de matrículas com o lema “A melhor nota é 50”, e promete dar uma ajuda extra a quem está a começar (ou a continuar) a vida universitária. Até 7 de setembro, todos os estudantes matriculados numa instituição de ensino superior que abrirem uma Conta Jovem para Universitários recebem 50 euros de oferta. Para garantir o bónus, basta aderir à app Santander, realizar quatro compras com o cartão de débito, manter a conta ativa durante 12 meses e enviar o comprovativo de matrícula.
Segundo fonte da instituição “com esta campanha, o Santander dá mais um passo na criação de soluções inovadoras que apoiam o percurso académico e pessoal dos jovens, reafirmando o seu compromisso com a educação”, acrescentando que, “mais do que benefícios financeiros, a Conta Jovem para Universitários foi desenhada para apoiar o percurso académico e pessoal dos jovens, promovendo oportunidades de aprendizagem, mobilidade e desenvolvimento. Entre as condições especiais incluem-se zero de comissão de manutenção, cartão de débito gratuito, isenção de comissões em compras e levantamentos no estrangeiro e transferências sem custos.
Por último o BPI tem, desde “2022 e dentro da oferta de Contas, as Contas AGE: sem comissões de manutenção até aos 30 anos; cartão de débito e cartão de crédito sem anuidades; processos 100% digitais; e acesso a vantagens exclusivas e ‘cashback’ em mais de 120 marcas parceiras do Programa de Benefícios do Banco”.