
Quando um turco e dois franceses se apaixonam por Lisboa e criam uma empresa de gestão de propriedades e experiências de luxo. Este poderia ser o resumo da história do Ando Living Group que nasceu em Lisboa, em 2018, fundada pelos três amigos que se apaixonaram pela capital lisboeta. A marca portuguesa assume-se como apostando no conceito de hospitalidade lifestyle que alia apartamentos turísticos com serviços a um conjunto de comodidades. A Ando Living acabou de aumentar a oferta de alojamento em Lisboa. Isto porque introduziu no mercado a Abrantes 50 House (Santos) que está pronta a receber os primeiros hóspedes neste verão, oferecendo 32 apartamentos de um a três quartos na zona histórica de Santos. A Ando Living Abrantes 50 House nasce da reabilitação de um edifício de 1648 e que está classificado como património de interesse municipal. Depois de ter sido devastado por um incêndio, foi reerguido em 1852, integrando as caraterísticas típicas da época: janelas grandes, varandas em ferro forjado e fachada revestida a azulejos.
A marca integra o Ando Living Group, que a partir de Portugal está a expandir na Europa, contando com 2300 unidades de alojamento em operação ou desenvolvimento. Em 2025 estima alcançar um volume de negócios de cerca de 95 milhões de euros, face aos 65 milhões de euros de 2024. A Ando Living está presente em Lisboa, Porto, Istambul e, em breve, em Madrid. Nos planos estão projetos para as localidades alentejanas da Comporta e Vila Viçosa.O grupo – que opera com as marcas OptylonKrea, Ando Living, LovelyStay e City Apartments – tem em curso um ambicioso plano de expansão para os próximos anos que inclui a entrada em França, Itália e Grécia. O objetivo é aumentar o número de apartamentos para seis mil até 2028. Desde a sua fundação até à data registou 210 mil reservas para um total de 550 mil hóspedes.
Em entrevista à Forbes Portugal, a Head of Marketing Ando Living Group, Charlotte Lecarpentier, detalha a estratégia de expansão em Portugal e além-fronteiras para os próximos anos.
O que distingue o conceito da Ando Living naquilo que designam por “hospitalidade lifestyle”? E como se reflete neste novo edifício em Santos?
A Ando Living está a reinventar completamente a hospitalidade e o modelo de apartamentos com serviços. Porque além dos nossos apartamentos, onde proporcionamos o conforto de uma casa com serviços típicos de um hotel de cinco estrelas, oferecemos aos nossos hóspedes todo este conceito de comunidade, com experiências autênticas e enraizadas na cultura local. Portanto, o que a Ando Living oferece é um conceito completamente novo no mercado. Somos os únicos a fazer isto, não existe na indústria hoteleira.
E o que se pode encontrar na Abrantes 50 House?
A Abrantes 50 House é o 12º projeto da Ando Living em Portugal. Tal como nos restantes alojamentos, os nossos hóspedes podem desfrutar de apartamentos amplos e espaçosos durante a sua estadia, que pode ser de curta ou média duração, ao mesmo tempo que podem integrar-se na comunidade, já que organizamos para eles um conjunto de atividades no terraço da nossa sede, como provas de vinho, noites de cinema, festas de gamão, entre outras. E se quiserem jogar padel, por exemplo, também lhes proporcionamos isso com a nossa comunidade local. Assim, enquanto viajantes, tanto podem desfrutar da privacidade do seu apartamento como podem socializar, porque lhes oferecemos essa oportunidade. O modelo Ando Living permite atrair investidores para a compra dos apartamentos, usufruindo da sua propriedade o tempo que quiserem, e quando não estão a usá-la, podem gerar rendimento ao operá-la no mercado turístico com a equipa de gestão hoteleira da marca.
A Ando Living Abrantes 50 integra uma coleção de apartamentos com serviços. Que tipo de experiência estão a oferecer ao viajante moderno?
A Ando Living está sempre nos locais mais vibrantes e isto é muito importante para os viajantes modernos. Estamos nos bairros onde se deve estar. O bairro de Santos por exemplo, é onde se encontram pequenos cafés com um ambiente familiar e contemporâneo, galerias de arte e pessoas simpáticas e acolhedoras. Escolhemos sempre bairros históricos, dinâmicos, agradáveis e com edifícios cheios de charme com as suas fachadas elegantes. Quando passeamos nestes bairros, compreendemos a história de Portugal e da sua arquitetura e é por isso, que em qualquer cidade onde estejamos, escolhemos os locais mais bonitos, vibrantes e charmosos.
Lisboa tem sido um dos destinos mais procurados na Europa. Como é que a Ando Living tem adaptado a sua oferta ao novo perfil de turista urbano?
A Ando Living nasceu em Lisboa, fundada por três amigos que se apaixonaram pela cidade há muito tempo e viram nela um enorme potencial para criarem a sua marca, por ser uma cidade maravilhosa, com bairros incríveis e um conjunto de características únicas que viriam a torná-la num dos destinos europeus mais populares da atualidade. Com o lançamento da Ando Living, os seus fundadores quiseram criar um conceito que ofereça uma experiência premium de conexão com a comunidade. Por isso, a filosofia da marca assenta na ideia de que os viajantes de hoje procuram mais do que um simples sítio para ficar. Querem imergir na cultura do destino, conectar-se com os residentes locais e experienciar um sentido de comunidade. Hoje temos 12 edifícios em operação em Portugal, dez dos quais em Lisboa e dois no Porto. Lisboa é a nossa cidade de eleição, continuando a propor aos nossos hóspedes os bairros mais vibrantes da capital porque sabemos que isso é um fator importante para os viajantes modernos e urbanos.
Este é mais um passo no crescimento da vossa operação em Portugal. Que outros projetos estão na calha para 2025/2026?
Em território nacional, prevemos inaugurar ainda este ano cinco novas Houses, quatro em Lisboa e uma na Comporta. No início de 2026 iremos inaugurar o Ando Living Liberdade Clubhouse, o primeiro clubhouse da marca em Portugal, que será também o primeiro na Europa. Em Portugal temos ainda outros projetos em desenvolvimento com abertura prevista para 2027/2028, com destaque para o Alfama Clubhouse que deverá inaugurar e 2027.
Como avaliam o impacto da vossa presença em bairros como Santos, em termos de dinamização local e integração com a comunidade?
A responsabilidade social é importante para a Ando Living. Queremos proporcionar aos nossos hóspedes o melhor que se faz em Portugal, promovendo não apenas a identidade do País, mas também práticas sustentáveis e responsáveis em conjunto com parceiros locais. Todos os produtos que oferecemos aos nossos hóspedes nos apartamentos são de origem portuguesa. O kit de boas-vindas nos alojamentos em Lisboa tem as famosas queijadas de Sintra e o vinho Ramilo Nativas Tinto, da região de Colares, enquanto nos alojamentos do Porto oferecemos o vinho Caves de Murça, da região do Douro. Os produtos de banho e de cuidado do corpo são da marca portuguesa Oliófora, com produtos naturais e ecológicos de fabrico nacional. Colaboramos ainda com a conceituada empresa vinícola Howard’s Folly nas provas de vinho que promovemos para os nossos hóspedes todas as primeiras quintas-feiras do mês no rooftop da Ando Living no coração de Lisboa (rua Alexandre Herculano) com vista panorâmica sobre a cidade.
Há então uma aposta nos fornecedores nacionais…
Promovemos parcerias com marcas nacionais, não necessariamente as maiores e mais conhecidas, mas com aquelas que acreditamos que têm um impacto positivo no País, como as que acabei de referir. Além disso, 80% do mobiliário dos apartamentos é de origem nacional e, como tal, estamos, definitivamente, a contribuir para a economia local, porque privilegiamos os fornecedores portugueses. Outro aspeto importante é a nossa equipa. O Ando Living Group tem atualmente 270 colaboradores em todo o mundo, dos quais 80% estão sediados em Portugal, sendo na sua maioria portugueses. Estamos a expandir, mas nascemos em Portugal. Não temos um negócio gerido a partir de Paris ou de qualquer outra parte do mundo. A nossa sede é aqui, em Portugal.