Red Bull faz um movimento audacioso e revela mudanças chocantes que estão a chegar à F1 em 2026

A recente apresentação do carro de teste de 2026 da Red Bull no teste de pneus da Pirelli para a Fórmula 1 causou ondas de choque no mundo das corridas, dando-nos uma visão da drástica redução de downforce esperada para o próximo ano. O piloto da equipa, Yuki Tsunoda, levou o adaptado RB19 de 2023 para uma volta em Barcelona, Espanha, revelando os níveis de downforce simulados antecipados para as novas regulamentações da próxima temporada.

As previsões iniciais sugerem que os carros de 2026 poderão gerar 15-20% menos downforce do que os modelos atuais, significando uma mudança significativa no desempenho. Os níveis de asa alterados do carro de teste, semelhantes aos utilizados em pistas de alta velocidade como Monza e Las Vegas, indicam as mudanças aerodinâmicas que a F1 está a abraçar para o futuro.

Comparar os tempos de volta do teste recente com os do fim de semana do Grande Prémio de Espanha destaca a substancial queda no desempenho devido à redução do downforce. Apesar de Kimi Antonelli, da Mercedes, ter estabelecido o tempo mais rápido durante o teste, este ficou aquém do tempo de pole position definido por Oscar Piastri, sublinhando a diferença de velocidade.

A próxima mudança para aerodinâmica ativa em 2026 irá revolucionar a F1, permitindo ajustes dinâmicos das asas para melhorar a velocidade em curva e em linha reta. Inicialmente planeada para uma redução de 40% no downforce, os ajustes da FIA para cerca de 15% visam equilibrar velocidade e desempenho, aproximando os novos carros dos tempos de volta atuais.

Os testes de pneus contínuos da Pirelli desempenharão um papel crucial na finalização das construções de 2026, com prazos estabelecidos para 1 de setembro para a homologação da construção e 1 de dezembro para a finalização do composto. À medida que o mundo das corridas se prepara para estas mudanças inovadoras, os próximos testes após o Grande Prémio da Grã-Bretanha e o teste de condições molhadas com a Ferrari em Fiorano fornecerão mais informações sobre o futuro da Fórmula 1.