
Jeffrey Buis foi o vencedor da primeira corrida do Mundial de Supersport 300 em Assen – estreando-se, assim, a vencer esta época e logo na sua ronda de casa. Tomás Alonso concluiu em 17.º.
O holandês da Freudenberg KTM-Paligo Racing foi ontem o mais veloz do treino livre, antes de Julio Garcia (Prodina Kawasaki) fazer a pole position ao bater David Salvador (Team ProDina XCI/Kawasaki) por 0,364s. Buis qualificou-se em terceiro. Esta manhã, foi o mais veloz no warm-up.
Na corrida deste sábado, Buis impôs-se no arranque para se colocar na liderança, mas na terceira volta perdeu algumas posições. Se nas primeiras voltas existiram sete pilotos a destacarem-se, este grupo acabou por ficar reduzido a seis nas últimas voltas. Também foram seis os pilotos que lideraram em algum momento.
Numa empolgante luta que se estendeu até ao fim, Buis conseguiu levar de vencida, batendo Hugo Maier (Yamaha AD78 FIMLA by MS Racing) por escassos 0,093s num final quase ao «photo finish».
O lugar mais baixo do pódio pertenceu a García a 0,191s do vencedor e com 0,164s de avanço perante Salvador. Beñat Fernández (Team#109 Retro Traffic Kove) cortou a meta em quarto, mas uma infração de limites de pista na última volta valeu-lhe uma penalização que o fez descer a quinto.
Quanto a Alonso, o luso da Pons Motorsport Italika Racing, numa Kawasaki, arrancou de 23.º. Numa corrida sólida e sem grandes percalços, chegou a estar em sétimo lugar na penúltima volta, mas não foi capaz de suster a posição num pelotão compacto e acabou em 17.º.
Resultados:
