
O FC Porto anunciou nesta quarta-feira o primeiro reforço da equipa de andebol para a próxima época. O lateral direito Linus Persson, de 31 anos, foi contratado aos dinamarqueses do GOG.
De resto, o anúncio da contratação do internacional sueco surge um dia depois de o GOG ter perdido no pavilhão da Luz frente ao Benfica, na primeira mão do play-off de acesso aos quartos de final da Liga Europeia, partida na qual marcou cinco golos.
O jogador que antes de representar o GOG passou cinco épocas em França – três no Ivry e duas no Nantes – tem como ponto alto no percurso o facto de ter sido campeão europeu pela Suécia em 2022.
Muda-se agora para o FC Porto, clube no qual vai voltar a trabalhar com Magnus Andersson, treinador que o orientou no Malmo. Aliás, Persson assumiu que foi muito fácil tomar a decisão de rumar a Portugal, depois de falar com o técnico dos portistas.
«Não foi uma decisão difícil escolher o FC Porto. Tive uma boa conversa com o Magnus Andersson, que já conheço há muitos anos porque me treinou no clube [Malmo] e nas seleções jovens da Suécia. Quando me chamou, foi muito fácil para mim encarar este clube como a minha nova casa», declarou aos órgãos do clube portista.
Convidado a descrever-se como jogador, Persson diz ser um jogador completo, enaltecendo também a experiência internacional que adquiriu nos últimos anos.
«Mesmo não sendo um jogador velho, sou experiente porque joguei em grandes clubes franceses e dinamarqueses e também na seleção sueca, pela qual já ganhei títulos. Chego ao FC Porto com muitas rotinas para ajudar o clube na defesa e no ataque. Não sou um jogador com uma caraterística que se evidencie, mas um bom atleta em vários parâmetros, alguém com muita muita força e rotina de andebol disputado ao mais alto nível», referiu.
O jogador que já defrontou algumas vezes o FC Porto nas competições europeias deixou ainda elogios a alguns dos jogadores do plantel portista.
«O FC Porto tem muitos bons jogadores e muito inteligentes como o Rui Silva, que joga aqui há muito tempo, e pivôs fortes e com muita qualidade. Além disso, temos o Magnus como treinador, que é realmente inteligente e trabalha os pequenos detalhes», resumiu.