A bandeira vermelha foi exibida quatro vezes durante a FP1 em Most, com Bulega e Iannone entre os vários pilotos que sofreram quedas na sessão de 45 minutos.

A sessão de abertura do fim de semana do Campeonato do Mundo de Superbike MOTUL FIM foi fortemente interrompida por quatro bandeiras vermelhas no Autódromo de Most. A etapa checa de Most começou de forma dramática, com Toprak Razgatlioglu (Equipa ROKiT BMW Motorrad WorldSBK) a liderar os tempos como o único piloto na faixa de 1’31s, enquanto o seu rival pelo título, Nicolò Bulega (Aruba.it Racing – Ducati), sofreu uma violenta queda na segunda metade da sessão de 45 minutos.

O início da sessão de 45 minutos foi lento, após a chuva noturna ter deixado a pista molhada mas a secar, com a anterior sessão FP de WorldSSP a ajudar a eliminar alguma da água restante. Os tempos melhoraram rapidamente durante a sessão, interrompida por quatro bandeiras vermelhas. Razgatlioglu liderou com um tempo de 1’31.697s, mais de meio segundo à frente dos seus rivais. Danilo Petrucci (Barni Spark Racing Team) conquistou o segundo lugar com 1’32.241s, mais de meio segundo mais lento que Razgatlioglu, mas ultrapassou Álvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati) antes da quarta e última bandeira vermelha ser mostrada, terminando a sessão cerca de quatro minutos mais cedo.

Sam Lowes (ELF Marc VDS Racing Team) terminou em quarto, à frente de Nicolò Bulega (Aruba.it Racing – Ducati) em quinto, mas o #11 sofreu uma queda que terminou a sua sessão com cerca de 13 minutos restantes. O líder do campeonato caiu fortemente após um highside na Curva 6, sendo projetado da sua mota. Foi levado ao centro médico para uma avaliação após a queda. Michael van der Mark (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK Team) garantiu que ambos os pilotos da BMW ficassem entre os seis primeiros, alcançando o 6º lugar com um tempo de 1’32.069s.

Iker Lecuona (Honda HRC) ficou em 7º lugar enquanto a Honda continuou a mostrar um forte ritmo, após registar 1’32.635s no Autódromo de Most, terminando um décimo à frente de Andrea Locatelli (Pata Maxus Yamaha), o piloto Yamaha mais bem classificado. No entanto, ‘Loka’ sofreu um highside na Curva 17, o que provocou a última bandeira vermelha a quatro minutos do fim. O piloto turco Bahattin Sofuoglu (Yamaha Motoxracing WorldSBK Team) impressionou ao garantir o nono lugar.

A sessão de Rea terminou prematuramente quando sofreu uma queda na Curva 8 com cerca de 15 minutos decorridos. O hexacampeão perdeu a traseira da sua Yamaha R1, deslizando para a escapatória de gravilha entre as Curvas 8 e 9. O incidente provocou brevemente bandeiras vermelhas devido à gravilha na pista na Curva 9, permitindo que os comissários a limpassem. Uma segunda bandeira vermelha foi mostrada cerca de 10 minutos depois, após uma queda de Andrea Iannone (Team Pata GoEleven), com ‘The Maniac’ a sofrer um highside na última curva, enquanto Remy Gardner (GYTR GRT Yamaha WorldSBK Team) também caiu na mesma curva. Iannone foi levado ao centro médico para uma avaliação após a sua queda, tal como Gardner.