Não durou muito a estadia de Tito Rabat na Yamaha Motoxracing no Mundial de Superbike – com as duas partes a terminarem a ligação após a ronda de Most, quinta do ano.

O espanhol de 35 anos entrou no campeonato a tempo inteiro a meio de 2023 com a Kawasaki Puccetti, onde décimos lugares foram os seus melhores resultados – sendo raro pontuar.

Este ano, com a equipa de Manuel Puccetti a reforçar o seu vínculo à Kawasaki e a contratar Garrett Gerloff, Rabat acabou por rumar à Yamaha Motoxracing. No entanto, os resultados estiveram muito longe do esperado: em 15 corridas, só pontuou por duas vezes, sendo o 14.º lugar na primeira corrida de Assen o seu melhor resultado.

Em comunicado, a equipa anunciou a separação: ‘Em acordo com o piloto Tito Rabat, a Yamaha Motoxracing WorldSBK Team anuncia a decisão de rescindir o contrato com o referido piloto. Apesar dos grandes esforços da equipa e do piloto, infelizmente os resultados não se materializaram. Por conseguinte, a decisão de seguir caminhos separados, para permitir ambas as partes perseguirem os seus respetivos objetivos’.

A Yamaha Motoxracing fez votos de sucesso e agradeceu a Rabat. Até agora, não foi anunciado o substituto do espanhol, mas a equipa terá algumas semanas para fechar esse dossier uma vez que a próxima ronda é só a 14 e 15 de junho. Bahattin Sofuoglu continua do outro lado da garagem.