Dos 30 jogadores que trabalham em Lagos, 13 têm o ADN de Alcochete. Muito sangue novo e alguns estreantes, como são os casos de David Moreira e Manuel Mendonça. Duas apostas para o futuro e... presente ou não estivessem ambos na corrida para ganhar um lugar no plantel. David Moreira, lateral-esquerdo de 21 anos, não escondeu a satisfação por ter chegado ao ponto alto da carreira. Primeiro com os minutos somados na final da Taça de Portugal e agora com esta estreia entre os maiores nos trabalhos pré-temporada.  

«É uma grande oportunidade e fico muito feliz. Tenho de aproveitar ao máximo, pois este é um bom grupo, receberam-me muito bem. E jogar com os melhores fica sempre mais fácil», desabafou o ala, prontamente apoiado por Manuel Mendonça, um médio que nasceu em Faro e está a viver um sonho... 

«É um grande momento para mim porque desde pequenino que vou ver a equipa A do Sporting a jogar no Algarve na pré-época. Estar aqui agora é muito gratificante. Agora é continuar, o processo é longo, este é mais um passo da minha etapa, mas cabe-me dar o melhor todos os dias. Se não tiver essa consistência vai ser mais complicado», disse. 

Não há sombra de dúvidas que o Sporting tem a melhor formação a nível mundial. Porque temos tudo. Vemos a quantidade de jogadores que o Sporting consegue formar e a qualidade que há num só clube

O trabalho feito no longo percurso destes dois jovens também é destacado por David Moreira e Manuel Mendonça, que recentemente prolongaram o vínculo com os leões. 

«Não há sombra de dúvidas que o Sporting tem a melhor formação a nível mundial. Porque temos tudo. Vemos a quantidade de jogadores que o Sporting consegue formar e a qualidade que há num só clube. E as pessoas que trabalham conosco todos os dias, das donas de limpeza ao presidente. Todos estão ali para nos ajudar e temos de ser gratos por isso», reforçou Manuel Mendonça. 

As referências de David Moreira  

David Moreira, após estes primeiros dias de trabalho, tem olhado com atenção para os mais experientes... 

«O Morten é um grande capitão, Gonçalo Inácio um exemplo, tento retirar ao máximo algo dos mais velhos. Olho muito também para o Maxi e Matheus e tento aprender ao máximo com eles». 

«Nunca me senti ultrapassado»

Ambos olham para o leão como uma segunda casa. Uma família que aprenderam a gostar. Manuel Mendonça, há muito rotulado como uma das pérolas da Academia, afasta essa pressão. E nunca se sentiu ultrapassado: 

«Sempre reagi bem com isso. Foquei-me em mim, o que fazer para melhorar, nunca olhei para quem subiu primeiro, pois cada um tem o seu tempo. No futebol, numa semana está tudo bem e na outra tudo mal. Tenho apenas de dar o meu melhor, estar no meu melhor, e não lamentar por não ter chegado aqui mais cedo. O Sporting tem a melhor formação do mundo!» 

A terminar, uma proposta diferente. David Moreira e Manuel Mendonça fizeram uma análise de cada um... 

«O David Moreira é dos melhores exemplos que temos aqui. Sempre esteve no seu canto, a fazer o seu trabalho, não era jogador de egos, mas era o que trabalhava mais, estava no ginásio mais cedo... E nestes casos, o talento importa mas o trabalho é que nos leva a voos maiores», disse Mendonça. 

David Moreira foi mais taxativo: «O Manuel Mendonça é um grande capitão e tenho a certeza de que chegará longe».