
Álex Márquez mantém o bom ritmo dos testes e foi o mais veloz do Treino do GP da Tailândia de MotoGP. Para tal, superou o irmão, Marc (Ducati), por apenas 52 milésimos.
O espanhol da BK8 Gresini revelou que, apesar do resultado, a sexta-feira foi desafiadora: ‘Foi stressante. A primeira sexta-feira da época é sempre stressante. Foi um bom dia pela posição, honestamente, mas quanto à sensação não foi o melhor dia. Tive algumas dificuldades logo de manhã, e também de tarde com o ritmo de corrida e todas essas coisas’.
Na origem das sensações menos boas estão mudanças na moto para tentar melhorar em travagem e estabilidade, acabando por piorar. Álex Márquez referiu: ‘É verdade que talvez tenhamos sido um bocado otimistas demais a experimentar algumas coisas para melhorar a nossa moto base dos testes. Mas tínhamos as dúvidas depois do segundo dia de testes – por que não experimentar outra vez na sexta-feira com condições diferentes? Mas confirmámos que não estavam realmente a funcionar, e sinto-me mais confiante com a minha afinação de base dos testes da Malásia e aqui. Então, é nisso que iremos trabalhar amanhã’.
Neste momento, o #73 considera que tem de somar consistência à velocidade e aproximar-se de Marc Márquez: ‘Temos a velocidade, precisamos da consistência. Precisamos de melhorar o ritmo de corrida – o Marc é bastante veloz nesse aspeto, e precisamos de estar mais próximos dele. Temos trabalho a fazer esta tarde, tentar ver os dados dele e tentar ver em que áreas ele é capaz de fazer a diferença’.
Depois dos testes o terem deixado confiante, Álex Márquez saiu tranquilo desta sexta-feira: ‘A pré-temporada dá-te confiança, e ser primeiro na sexta-feira dá-te tranquilidade. Ou seja, «bem, as coisas que fizeste no teste estão a funcionar». Então, isto dá-te calma, e também confiança. Amanhã tentaremos não exagerar na pilotagem com esta confiança – também precisamos de ter atenção e não relaxar. Mas começar assim na sexta-feira dá-me calma para continuar a trabalhar, e saber que estamos a fazer o trabalho adequadamente’.