O secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, elogiou o desempenho de Pedro Casinha, medalha de bronze em K1 200 metros nos Mundiais sub-23, e o trabalho da Federação Portuguesa de Canoagem (FPC) nas últimas décadas.

"[O Pedro Casinha] Teve aqui um excelente desempenho, sendo o terceiro do mundo no seu escalão etário. Numa prova de formação, é extraordinário. E a FPC, nos últimos 15 anos, tem revelado uma solidez muito boa na formação de atletas", disse o governante, após o terceiro lugar em K1 200 metros, em Montemor-o-Velho.

Em relação à FPC, deixou o cumprimento "pela iniciativa, por ser proativa e ativa na organização de eventos internacionais desta dimensão", recordando o milhar de desportistas em competição.

Referiu-se à "infraestrutura de excelência" que é o Centro de Alto Rendimento, em Montemor-o-Velho, mas resignou-se ao facto de a mesma não contemplar uma solução eficaz para as tradicionais nortadas nas tardes de julho e agosto, que condicionam as competições e a sua verdade desportiva, quando Portugal vai receber o Campeonato da Europa absoluto em 2026.

"O clima está fora do nosso controlo. As soluções que poderíamos ter aqui, como uma barreira com vegetação, mas, se estiver vento com a velocidade que temos neste momento, não resolveria", defendeu.

Ainda assim, recordou o investimento do Governo no desporto, destacando os 10 milhões de euros especificamente para a requalificação dos CAR portugueses, um projeto "em coordenação" com o Comité Olímpico de Portugal e o Instituto Português do Desporto e da Juventude.